Qual é a maior flor do mundo? E a menor?

17/06/2018 às 02:012 min de leitura

São raras as pessoas que não gostam de flores: a presença das plantinhas coloridas e de cheiro característico é sempre notada. O fato de presentear alguém com flores já é bastante comum, e as floriculturas lucram com esse hábito romântico. Mas você já parou para pensar qual é a maior flor do mundo?

A vencedora, nesse caso, é a gradona Rafflesia arnoldii, que não só é a maior, como a mais fedida. A gigante planta tem cinco pétalas, geralmente vermelhas com manchas brancas, e seu florescimento dura geralmente apenas sete dias. Ela é conhecida também como flor-cadáver, devido ao cheiro de carne em decomposição que ela libera quando está desabrochando.

Grandalhona

Fonte da imagem: Reprodução/FactsList

O odor desagradável atrai a presença do polinador conhecido como “mosca-carniça”, que vasculha o interior de cada flor à procura de alimentos em decomposição. A planta, por sua vez, precisa da visita dessa mosca, pois é ela a responsável pelo leva e traz de materiais reprodutores nessa flor que é unissexual e, portanto, conta com a presença tanto do órgão reprodutor feminino quanto do masculino.

Outro apelido dado à imensa flor é o de “rainha dos organismos parasitas”, o que nos faz entender ainda melhor o cheiro nada agradável que ela exala. Encontrada somente em florestas tropicais, a planta suga água e substâncias de parreiras, como fonte de nutrição. Ela chega a pesar 10 kg e a medir quase 4 metros de largura.

A menor flor do planeta

Fonte da imagem: Reprodução/MundoGump

E qual seria a menor flor do mundo? Você sabe? Nesse caso, trata-se da Wolffia, considerada também um tipo de erva daninha, que vive em ambientes aquáticos de várias partes do mundo. Essa microflor contém uma alta quantidade de proteína e em alguns países asiáticos já é usada na culinária.

A florzinha também é responsável pela produção do menor fruto do mundo, chamado de utrículo. Uma vez que a planta não tem raízes, ela flutua em lagos e rios, com aspecto parecido ao de grãozinhos de fubá. 

*Publicado originalmente em 17/06/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: