Conheça 11 espécies de flores negras bonitas e misteriosas

28/07/2015 às 11:393 min de leitura

Você já parou pra pensar que é difícil encontrar flores pretas? E azuis, também são mais raras, não? Flores nessas cores são realmente incomuns e há um motivo para isso. Essas colorações dependem de um elemento químico chamado antocianina, que nem sempre está presente na composição dessas plantas, conforme explicou Janet Cyubey, representante da Sociedade Real de Horticultura, ao site Mother Nature Network. Segundo ele, somente uma pequena parte das plantas possui altas taxas dessa substância e é capaz de formar as pétalas mais escuras que vemos.

De qualquer forma, exemplares de flores nessas cores sempre deixam o jardim ou a paisagem mais atrativa ou com tom místico, principalmente se elas forem pretas. Inclusive, na verdade, as cores pretas praticamente nem existem entre as flores, visto que a maioria das pétalas negras é de uma coloração roxa bem escura e, muitas vezes, apenas aparentam terem essa cor.

Aqui no Mega Curioso, já falamos sobre as espécies mais bonitas e venenosas. Mas agora, motivado pelo fascínio e o aspecto que flores negras podem proporcionar, o site Mother Nature Network listou 11 das mais incríveis variedades desses, como a própria página descreve, “símbolos de elegância, poder e mistério”.

Confira a lista de onze espécies de plantas que podem apresentar flores pretas:

1. Tulipa negra (Rainha da Noite)

Item que desperta fascínio há vários séculos, a tulipa negra deu nome à obra de Alexander Dumas, cuja primeira publicação aconteceu em meados do século XIX. Uma parte da trama retrata uma competição entre botânicos, na qual o vencedor seria o que conseguisse produzir uma flor dessa espécie na cor preta. A mística da tulipa negra acontece por sua peculiaridade, a qual faz dela um exemplar único típico do oriente.

2. Dália negra

O mistério que entorna essa flor talvez seja semelhante ao caso homônimo dos anos 40 e que teve sua versão cinematográfica lançada em 2006. As dálias negras, na realidade, possuem coloração vermelha bem escura.

3. Heléboro

Para dar um toque de drama e mistério aos heléboros negros, eles são venenosos e podem até se tornar fatais. Geralmente elas são rosas ou brancas, mas têm uma variação na cor roxa escura que ficam “quase pretas”, quando a luz incide em ângulos corretos e a planta fica sob a sombra.

4. Lírio de Calla Roxo

Em casamentos do estilo gótico, essa espécie é a mais utilizada. São populares para uso em buquês, dando tom de drama à declaração.

5. Orquídea morcego

A aparência asquerosa e folhas que parecem asas são as características que resultaram no nome desta espécie. Criadores desse tipo de planta possuem um intenso trabalho para conseguir desenvolver orquídeas negras em laboratório. Entretanto, esta é uma rara orquídea natural de coloração escura. Seu tom é proveniente do marrom-escuro.

6. Amor-perfeito negro

O amor-perfeito negro é raro, mas nasce regularmente entre as demais flores da espécie. É uma variação do roxo escuro que aparece nos jardins de vez em quando. Se você possui um jardim ou passa por um canteiro em que há amores-perfeitos, fique atento a cada remessa nova de flores que brotam. Se avistar uma versão preta, saiba que está presenciando um momento raro.

7. Petúnia roxa

Essa flor é outro exemplo das “variações de roxo escuro que parecem preto”. Os tons escuros são surpreendentes. Desde 2010, há uma formula, desenvolvida por floristas, para obter uma versão de petúnia quase negra, chamada de “petúnia de veludo preto”.

8. Viúva-negra ou Geranium Cranesbill

As nomenclaturas são originadas por essa planta ser muito adaptada a ambientes úmidos e escuros. A flor possui outros nomes conhecidos, podendo ser chamada também de “cranesbill obscura” ou “viúva da manhã”.

9. Cosmos de chocolate

Com uma coloração castanha-avermelhada, essa planta possui tons de chocolate e um cheiro muito atrativo. É uma flor nativa do México e é a espécie de cor escura favorita dos americanos.

10. Malva-rosa negra

O tom escuro dessa espécie é único e provém do roxo-azulado. É uma das espécies com tons escurecidos de outra cor que mais se aproxima do preto intenso.

11. Lírio chocolate

Essa variedade de plantas é polinizada por moscas. Apesar do nome e ao contrário do cosmos, os lírios de chocolate possuem um cheiro bem desagradável.

E aí, leitor, qual a flor negra que você gosta mais? Conhece mais alguma espécie interessante? Fale sobre elas no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: