Leite que não seja de animal pode ser chamado de leite?

13/01/2017 às 13:451 min de leitura

De onde vem o leite? Se você disser das mamas dos animais você está corretíssimo. Mas e quanto ao leite de soja ou de amêndoas? Eles deveriam receber essa nomenclatura ou deveria ser criado um novo nome para dar a essas bebidas? O Congresso dos Estados Unidos começou a discutir essa questão.

No passado, a Unilever entrou em contato com a Federal Drug Administration (FDA) para reclamar das empresas que vendiam “maioneses sem ovos”. Para a Unilever, isso se trata de uma propaganda enganosa, o que levou a FDA a mudar as definições de maionese para poder englobar todas as possibilidades desse produto.

Algo similar está acontecendo agora com o leite. A federação norte-americana de produtores de leite alega que produtos que não sejam de origem animal não deveriam ter essa nomenclatura. Para sustentar sua reclamação, eles usam a definição de leite feita pela FDA: “secreção láctea, praticamente isenta de colostro, obtida pela ordenha completa de uma ou mais vacas saudáveis”.

Leite seria só aquilo produzido pelas vacas?

Entretanto, ao analisar essa definição, pode ser notado que ela exclui inclusive o leite produzido por outros animais, como a cabra e a ovelha. Talvez seja a hora, então, de mudar essa definição em vez de criar uma palavra nova para o produto que tenha origem além da animal.

Nos EUA, o consumo de leite “de verdade” está diminuindo: houve uma queda de 7% em 2015. Já a venda de leites não lácteos subiram 9% do mesmo período, mostrando que a população pode estar fazendo uma troca gradual para produtos veganos e vegetarianos. Claro que isso pode desagradar alguns produtores, mas será que não seria ideal deixar a nomenclatura para todas essas opções? O que você pensa sobre isso?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: