No último final de semana, inúmeros países ao redor do mundo comemoraram o Dia dos Namorados. Mas o que deveria ser uma data para celebrar apenas o amor também virou um palco de batalhas. Tudo porque a Adidas resolveu publicar uma imagem em que duas mulheres com tênis idênticos aparecem juntas e supostamente se beijando.

Com a legenda “O amor que você recebe é o mesmo que você dá”, a imagem recebeu inúmeras críticas e elogios, já que mostra um engajamento da marca em prol da diversidade. Alguns consumidores, porém, sugeriram até mesmo boicotar os produtos da empresa, que respondeu os comentários do jeito que mais entende: na esportiva.

“Que por** é essa, Adidas? O dia de hoje é para menino e menina, quando eles são um casal. Não para lésbicas”, criticou um dos internautas. A marca respondeu com: “Não, o dia de hoje é para o AMOR. Feliz Dia dos Namorados”. E ainda terminou a mensagem com o emoji de um beijinho.

Para outro usuário, que ameaçou abandonar a Adidas e ir para a Nike, a empresa respondeu apenas com dois emojis: o de uma mão dando tchauzinho e o de um beijo. A repercussão da polêmica fez com que a imagem alcançasse pessoas que ainda não seguiam a marca. Enquanto a maioria de suas publicações recebe em média 70 mil likes, a foto do Dia dos Namorados já foi curtida mais de 230 mil vezes! Ela também recebeu mais de 129 mil comentários, ou quase mil vezes mais do que o normal.

Além da imagem, na semana passada a Adidas incluiu uma nova cláusula nos contratos de seus atletas: o patrocínio não será afetado se algum deles se assumir gay, lésbica, bissexual ou transgênero. Sinais da modernidade?

***

Você é a favor de que as marcas se posicionem em temas polêmicos? Comente no Fórum do Mega Curioso