Próxima Parada: Argentina – um país todo charmoso e lindo pertinho de nós

09/05/2014 às 13:414 min de leitura

A Argentina está aqui perto do Brasil, logo abaixo das fronteiras do nosso país, e mesmo assim é um local que já possui paisagens e costumes completamente diferentes dos nossos. Se você acha que para viajar e conhecer lugares interessantes é preciso cruzar os oceanos ou ir até as regiões mais distantes do mundo, é melhor rever os seus conceitos. A Argentina oferece as mais variadas experiências culturais e naturais, sendo que não é um lugar caro para se visitar. Preparado para arrumar as malas? Vamos conhecer um pouco mais dos nossos vizinhos hermanos...

Hola Buenos Aires!

A capital da Argentina é um dos destinos turísticos mais populares da América do Sul, graças ao seu charme europeu, às inúmeras atrações de tango e as construções históricas. A maior cidade do país é também a segunda maior área metropolitana da América do Sul, ficando só atrás da Grande São Paulo. Localizada nas margens do Rio da Prata, há mais de 15 milhões de pessoas que vivem em seu entorno e nas cidades próximas.

Shutterstock

A cidade é conhecida pelas suas ruas majestosas e amplas, como a Av. Nueve de Julio, além das edificações antigas e repletas de história, como a Casa Rosada e o Congresso Nacional. Os amantes de bibliotecas e livrarias vão se sentir em casa aqui, já que há infinidades desses estabelecimentos espalhados pela cidade. Inclusive, uma das livrarias mais belas do mundo está na capital, chamada de El Ateneo Grand Splendid, localizado em um antigo teatro que foi restaurado. Além disso, Buenos Aires é conhecida por ter a maior concentração de teatros do mundo (o Teatro Colón é um clássico), então não deixe de ver um show, hein?

Influências europeias ao lado de modernidade

Entre os pontos turísticos mais comuns de Buenos Aires está o Puerto Madero, um arrojado bairro moderno ao lado da parte histórica da cidade, criando diferenças arquitetônicas nítidas na cidade. Se você quer conhecer um lado mais boêmio, há o bairro tradicional de San Telmo, que também oferece uma das feirinhas de antiguidades mais interessantes da cidade todos os domingos. O Caminito, próximo do estádio do Boca Juniors (La Bombonera), também é um local bastante visitado, com suas simples casas alegremente pintadas em tons coloridos.

Reprodução/Shutterstock

Os bosques do Palermo também estão entre os destaques da cidade, com áreas verdes grandes e bem arborizadas que se espalham por quarteirões. O bairro da Recoleta também é bastante famoso, assim como o cemitério que ele abriga, que é bastante visitado devido aos monumentos históricos e mausoléus que estão por lá. Inclusive, o túmulo de Evita Perón, mulher do general Juan Domingo Perón, está nesse local, considerada por muitos a “líder espiritual da nação argentina”.

A sensualidade do tango

O tango é um dos gêneros musicais mais conhecidos do país, sendo que grande parte dos turistas que visitam as terras dos hermanos querem assistir a um show de tango. Verdadeiramente sensual, as origens do estilo musical remetem à cidade de Buenos Aires e Montevidéu, sendo que inúmeras apresentações podem ser encontradas pela capital argentina.

Shutterstock

Caracterizado por ser um estilo um tanto melancólico, aliado com paixão e agressividade, as danças podem ser mais rápidas ou lentas, porém os pares sempre estão se tocando. Entre alguns dos compositores mais famosos, estão Ástor Piazolla e Carlos Gardel.

Apaixonados por futebol

Assim como grande parte dos brasileiros, os argentinos também amam futebol – e nesse âmbito são nossos verdadeiros rivais. Os times mais populares do país são o River Plate e o Boca Juniors, inimigos mortais. Entre alguns dos jogadores de destaque do país estão Diego Maradona e Lionel Messi. Outros esportes também são bem populares no país, como o pólo e o rugby, além do hocky.

Comidas típicas

O chorizo é um dos principais pratos do país, conhecido por nós como carne de boi. Aliás, os argentinos são considerados bem carnívoros, já que grande parte do cardápio da população consiste em carne. Como existem muitos descendentes de italianos no país, as massas também são bem comuns em todo o território nacional.

Wikipédia

E é claro que não podemos de deixar de mencionar o alfajor, o doce tradicional mais famoso da Argentina, composto por dois discos redondos de massa recheados, geralmente com doce de leite no meio. Ah sim, também não podemos deixar de falar dos vinhos, já que eles são tão populares como os chopes do Brasil. As vinícolas da bela cidade de Mendoza, localizada nas bordas da Cordilheira dos Andes, são responsáveis por fornecer os vinhos mais refinados do país e que são consumidos no mundo todo. Contudo, o mate é a bebida mais popular do país.

Independência da Espanha

Shutterstock

A Argentina foi o terceiro país da América que mais recebeu imigrantes europeus, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. Italianos e espanhóis estão entre alguns dos povos que foram morar no país. O herói da independência argentina é José de San Martin, que também participou da independência do Chile e do Peru. O sol na bandeira argentina representa o Sol de Maio e faz referência à Revolução de Maio de 1810, quando começou o início do processo de emancipação da Espanha.

Economia e Educação

A Argentina é a terceira maior economia da América Latina, com um PIB elevado e renda média-alta – apesar das últimas crises econômicas que o país enfrentou. Contudo, a distribuição de renda, assim como no Brasil, é bastante desigual (originando índices maiores de pobreza). Apesar de fazer parte do G20, os altos picos de inflação nos últimos anos são uma fraqueza do país, demonstrando certa instabilidade econômica.

Em contrapartida, a Argentina possui o segundo maior IDH da América Latina, atrás somente do Chile. A população também é altamente alfabetizada (97%, segundo dados de 2001), sendo que três em cada oito adultos fez algum curso superior.

Glaciar Perito Moreno

Shutterstock

A cidade de Bariloche já um local conhecido para turistas brasileiros que querem ver neve, porém mais ao sul existem lugares ainda mais fascinantes para serem descobertos. A Geleira Perito Moreno é um famoso glaciar argentino localizado ao sul do país. No total, são cinco quilômetros de puro gelo, que formam uma muralha que percorre o território da Argentina e do Chile.

O glaciar é considerado por muitos como uma das reservas de água doce mais importante do mundo. Ele está localizado dentro do Parque Nacional Los Glaciares, que também abrange outras geleiras. Turistas mais aventureiros podem fazer um passeio e caminhar sobre a geleira, desde que estejam com sapatos e equipamentos adequados.

Curiosidades Diversas

  • O nome da Argentina possui origem no latim e quer dizer “prata”.
  • Territorialmente falando, a Argentina é o oitavo maior país do mundo.
  • A população da Argentina gira em torno dos 40 milhões de habitantes (menor do que o Estado de São Paulo), sendo que na região de Buenos Aires vive quase metade do país.
  • As maiores quedas de água das Cataratas do Iguaçu ficam do lado brasileiro, porém o lado argentino possui cataratas mais extensas do que o nosso.
  • A cidade mais ao sul do mundo (!) está localizada na Argentina, chamada Ushuaia, na terra do Fogo, próxima da Antártida.
  • Dois filmes argentinos já ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro: A História Oficial (1986) e O Segredo de Seus Olhos (2010).
  • A montanha mais alta das Américas é o Aconcágua, com 6.962 metros de altitude, próximo da cidade de Mendoza.
  • A universidade mais antiga da América do Sul é a Universidade Nacional de Córdoba, fundada no ano de 1613.
  • Um dos maiores dinossauros já descobertos é argentino, batizado de Argentinosaurus huinculensis, que media 45 metros de comprimento e chegava aos 21 metros de altura.

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: