Próxima Parada: Áustria – viaje por esse país cheio de belezas

05/12/2014 às 11:256 min de leitura

Toda sexta-feira nós aqui do Mega Curioso falamos a respeito de algum país no Próxima Parada. Hoje nós resolvemos levar você até a Áustria, com algumas informações culturais e geopolíticas. Se visitar a Europa Central fazia parte dos seus planos, talvez você acabe comprando a passagem mais cedo do que imaginava. Boa viagem!

Um pouco de História e Geografia

Situada no miolo da Europa, a Áustria é um país de 8,5 milhões de habitantes que recebe, por ano, a visita de 17,2 milhões de pessoas. A capital é a belíssima Viena, a moeda oficial é o Euro e o idioma o alemão – a Áustria é o único país além da Alemanha que tem o alemão como sua língua oficial. Além de Viena, os turistas visitam muito as cidades de Linz e Graz.

O país é famoso por sua formação montanhosa, que garante o charme de suas paisagens – quem não gostaria de fazer uma viagem com os Alpes austríacos como plano de fundo? Ao redor da Áustria estão a Alemanha, a República Tcheca, a Eslováquia, a Hungria, a Eslovênia, a Itália, a Suíça e Liechtenstein – haja fronteira!

Ópera de Viena, Wiener Staatsoper.

Voltando aos Alpes, que atraem visitantes de todo o mundo, vale frisar que o ponto mais alto está localizado em Grossglockner a impressionantes 3.797 metros de altitude. Culturalmente falando, os Alpes austríacos acabaram por delimitar certas regionalidades: muitos moradores isolados das regiões de vales acabaram desenvolvendo referências culturais únicas, como dialetos, vestimentas, folclore e arquitetura.

No quesito demográfico, vale destacar que o país tem uma das menores taxas de natalidade do mundo. A maioria da população tem menos de 25 anos ou mais de 65. A cidade mais populosa é a capital Viena, que tem 1,64 milhão de habitantes.

Bora arrumar as malas?

Coral dos Meninos Cantores de Viena.

Quando a ideia é conhecer um país diferente, vale sempre buscar entender alguns fatores relacionados à segurança, economia e educação antes de mergulhar de cabeça nos principais pontos turísticos. A galera do Universia fez um infográfico com algumas informações interessantes para quem planeja conhecer o país.

Quando o assunto é a satisfação do povo austríaco com a própria vida, em uma escala de zero a 10, a nota dada pelos moradores do país foi 7,4. A expectativa de vida por lá é considerada alta também: as mulheres chegam aos 84 anos e os homens aos 78, em média.

A segurança parece ir bem em território austríaco, afinal 85,2% dos austríacos dizem se sentir seguros para caminhar à noite. E a avaliação positiva não é fruto apenas da análise de quem nasceu por lá: 71,7% dos imigrantes no país acreditam que a Áustria é um bom lugar para se viver. Quanto à política, mais da metade dos austríacos (61%) confia em seus governantes.

Museu Albertina.

Em relação à educação, tudo parece ir bem também – 79,1% dos cidadãos austríacos estão satisfeitos com o sistema educacional do país. Por lá, 19% das pessoas têm um diploma de ensino superior e 82% concluíram o ensino médio. Todos os anos, 370 mil estudantes se matriculam nas universidades do país – dos universitários, 77% são mulheres. O país é o 6º no mundo que mais investe em educação.

A Áustria conta também com programas de intercâmbio estudantil – há 88.500 estrangeiros estudando por lá, sendo que a maioria é europeia. O país já recebeu 65 brasileiros pelo programa Ciência sem Fronteiras. Se você pensa em estudar lá também, garanta já a sua fluência na língua alemã, que é a principal exigência para ser aprovado em algum programa de intercâmbio.

Prefeitura de Viena

Apesar das boas avaliações e das notas altas, os cidadãos austríacos, principalmente os mais velhos e conservadores, não são muito simpáticos e são conhecidos, inclusive, pelo senso de humor peculiar, que chega a soar meio ríspido. Lá, falar com alguém enquanto fica com as mãos no bolso é considerado um gesto mal-educado.

O mesmo vale na hora das refeições: nada de descansar as mãos no colo, hein! Se quiser passar uma boa impressão, esteja sempre com as mãos à mostra. A galera de lá também não está acostumada com grandes demonstrações de afeto, então nada de chegar abraçando todo mundo sem ter muita intimidade. O povo austríaco é conhecido por sua formalidade.

E pra comer?

Viennese Sachertorte

Por ser um país pequeno cercado de outros países, a Áustria tem uma culinária diversificada e com um grande número de influências, principalmente da Alemanha, da Hungria, da Itália e da República Tcheca.

Pela manhã, os austríacos fazem uma refeição bem parecida com a nossa: café com leite e pão com manteiga e algum embutido. Já no lanchinho da manhã, o que faz a cabeça dos austríacos é salsicha com mostarda.

O almoço é a principal refeição do dia, e nessa hora é servido um “banquete” que, geralmente, consiste em algum tipo de sopa com carne (pode ser salsicha, vitela, frango, bife, carne de porco ou peixe). É comum que esse prato principal venha acompanhado também de vegetais, macarrão, batatas ou pierogi. Para arrebatar a comilança, uma saladinha.

Às tardes é muito comum que os austríacos comam em alguma cafeteria – o costume de frequentar esses lugares é bastante difundido em todo o país. À noite, eles costumam fazer uma refeição mais leve, com carnes frias e queijo. Talvez alguma bebida, como cerveja ou vinho, acompanhe a ceia.

Festas

Grande complexo do Hofburg.

O carnaval austríaco, que começa uma semana antes da quaresma, é uma das festividades mais tradicionais do país – lá, a comemoração carnavalesca se chama Fasching. Outra festa típica e bastante famosa é a Almahtrich, que acontece em setembro em comemoração ao retorno dos pastores dos Alpes. Para a Almahtrich, as vacas são enfeitadas e decoradas com sinos para saírem pela cidade em procissão.

Se você gosta de música, vale conferir o Salzburg Summer Festival, que é uma tradição no país desde 1920 – a dica é comprar ingressos e garantir estadia em hotel com antecedência. Outras datas comemorativas do país são o Dia Nacional, no dia 26 de outubro; o Dia da Independência, no dia 12 de novembro; e o Dia de Santo Nikolo, no dia 6 de dezembro.

Representação Artística

Estufas nos jardins do Palácio Schönbrunn.

A Áustria é um país com forte representatividade artística, tendo sido a casa de nomes como Mozart, Beethoven e Brahms – isso só para falar de compositores clássicos. É por isso que o país é conhecido como “Terra da Música”. Vale lembrar que Viena foi considerada, durante os séculos XVIII e XIX, como o centro mundial da cultura. A capital é mundialmente conhecida pela Orquestra Filarmônica da cidade, que faz apresentações grandiosas.

A questão musical é tão forte no país que por lá as crianças têm aulas de música na escola. O governo austríaco vê o incentivo à música e às outras formas de arte como positivo não só para a população, mas também ao turismo, afinal a cultura austríaca atrai milhões de visitantes ao país todos os anos.

No campo da Literatura, a Áustria também se destaca, ainda que muitas das produções literárias do país sejam classificadas como alemãs, por causa do idioma. Entre os nomes mais conhecidos estão os de Adalbert Stifter e Rainer Maria Rilke. Isso sem falar em Franz Kafka, mundialmente famoso. As cafeterias do país, especialmente as de Viena, são conhecidas pela fama de atraírem poetas, escritores e, claro, leitores.

Turismo

Rampa de salto de esqui em Bergisel, em Innsbruck.

Além das cafeterias famosas, que atraem turistas de todo o mundo, há lugares maravilhosos para visitar na Áustria. Entre eles, destacamos Innsbruck, conhecida como a “Capital dos Alpes”, que oferece ao turista a oportunidade de aproveitar tanto a cidade como as montanhas ao redor dela. Só para você ter ideia, é possível sair do centro histórico de Innsbruck e ir até as montanhas de 2 mil metros de altura em menos de meia hora.

Se resolver passar uns dias em Viena, aproveite para assistir ao filme “Antes do Amanhecer”, que se passa na cidade. A capital austríaca é uma boa pedida para quem gosta de visitar lugares históricos e, em contrapartida com o toque medieval, fazer compras em lojas consideradas nobres. Em Viena, não deixe de visitar algum dos 27 castelos e 163 palácios espalhados pela cidade.

Trecho do Danúbio entre as cidades de Melk e Krems

Gosta de literatura? Então visite a Biblioteca Nacional de Viena. Lá, aproveite e conheça um dos salões barrocos mais belos do planeta. Não deixe de conferir o castelo de Hofburg, que serviu como residência aos Habsburgos por mais de seis séculos! Nesse castelo, todo domingo há uma apresentação do Coral dos Meninos de Viena – em seguida, é a vez dos membros da Escola de Cavalaria. Na Áustria é possível adquirir um cartão turístico, que tem preços razoáveis e oferece combos, descontos e programações diversas. Fique esperto!

Se você tem algum interesse por armamentos, não deixe de conhecer o Arsenal de Graz, que é um museu de armas com equipamentos usados desde 1551. Já para quem busca um lugar para esquiar, o ideal é ir durante o inverno, em dezembro, janeiro e fevereiro. Para fugir da friaca, o ideal é ir entre maio e outubro.

Outras curiosidades

  • O ditador Adolf Hitler nasceu na Áustria;
  • Sigmund Freud, o pai da psicanálise, também era austríaco;
  • Um dos austríacos mais conhecidos no mundo é o ator, fisiculturista e político Arnold Schwarzenegger;
  • O zoológico mais antigo do mundo, Schönbrunn Tiergarten, fica em Viena. Ele foi fundado em 1752;
  • Se estiver em uma padoca na Áustria, não deixe de experimentar algum tipo de bolo. O país é famoso por produzir os melhores do mundo – o mais famoso é o Viennese Sachertorte, cuja receita foi criada em 1832;

Catedral de Santo Estevão

  • O fundador da marca Porsche, Ferdinand Porsche, nasceu em Mattersdorf, na Áustria;
  • Durante um brinde, é considerado rude não olhar nos olhos da pessoa com quem você está brindando – fica a dica!
  • Em Viena, o Café Neko permite a entrada de gatos;
  • Existem seis etnias indígenas na Áustria;
  • Apesar das belezas do país, o ar por lá é considerado acima dos níveis toleráveis de poluição – a média é de 21 microgramas por metro cúbico, mas na Áustria esse valor é de 27 microgramas.

***

E aí, você já conhecia esses fatos sobre a Áustria? Se já visitou o país, conte para a gente nos comentários!

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: