Sony, LEGO e Adidas: conheça a origem dos nomes de 12 empresas famosas

27/01/2017 às 09:002 min de leitura

Ao longo do dia temos contato com uma série de produtos e serviços de grandes e famosas empresas, algumas com nomes bem marcantes. Mas você já parou para pensar o que as nomenclaturas dessas companhias representam ou como elas surgiram? O site Today I Found Out fez um apanhado do histórico de diversas marcas e nós fizemos uma seleção das mais interessantes para você.

Lego

No ano de 1934, o carpinteiro dinamarquês Ol Kirk Kristiansen pediu para que seus funcionários o ajudassem a encontrar um bom nome para a empresa de brinquedos em crescimento. Uma das propostas foi “Lego”, uma contração das palavras “leg godt” — que em português significa “brincar bem”.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Adidas

A companhia foi batizada com o apelido do seu fundador Adolf Adi Dassler, que era chamado por “Adi-Das”. Outro fato curioso é que Rudolf Rudi Dassler, seu irmão, fundou uma fábrica de tênis chamada Ruda, a qual mais tarde passou a se chamar Puma.

Sony

O nome desta empresa vem da palavra latina “sonus”, que significa “som”. Ele foi escolhido porque a pronúncia desse termo é o mesmo na maioria dos idiomas. Além disso, “sonny” é usado como um sinônimo para jovens inteligentes. Contudo, é válido salientar que a companhia surgiu com outra nomenclatura: Tokyo Telecommunications Engineering Corporation.

Nintendo

A japonesa foi batizada a partir da união de algumas palavras da língua do seu país de origem. “Nin” significa “confiado ou deixado” e “ten-dou” corresponde a “céu”. Assim, formou-se a “Nintendo”, ou “deixe a sorte para o céu”.

Starbucks

Fonte da imagem: Divulgação/Starbucks

Saindo do convencional, a cafeteria mais famosa do planeta teve o seu nome inspirado na literatura, mais especificamente o personagem Starbuck da obra Moby Dick — romance criado por Herman Melville em 1851.

Pepsi

Vendida originalmente como tônico digestivo, a fábrica adotou uma nomenclatura derivada da enzima pepsina, a qual é liberada pelas paredes do estômago para transformar as proteínas em peptídeos mais simples e fáceis de serem digeridos.

Reebok

Fonte da imagem: Reprodução/WildLifeSafari

Um rhebok (pelea capreolus) é uma espécie de antílope encontrado nas savanas africanas. O nome do animal inspirou o neto do fundador da J.W. Foster and Sons a rebatizar a empresa herdada 53 anos após a sua fundação. O termo foi encontrado em um dicionário fornecido para quem participava das aventuras pelos territórios da África do Sul. Lá, a grafia do mamífero é “Reebok”.

Adobe

John Warnock, um dos fundadores da companhia, morava em uma casa perto de um córrego de águas conhecido como Adobe Creek, nos EUA, e aproveitou a paisagem da sua vizinhança para escolher o nome da sua empresa.

eBay

O site de comércio eletrônico foi originado com o nome de Echo Bay Technology Group, mas o domínio “EchoBay.com” já estava sendo usado. Então, os donos da empresa resolveram encurtar a nomenclatura e adquirir o endereço “eBay.com”.

Sega

Fonte da imagem: Divulgação/Sega

“Sega”, na verdade, é meramente uma concatenação de “Service Games of Japan”. A primeira atividade da companhia era exportar máquinas de pinball para as bases militares dos EUA no litoral do Oceano Pacífico.

Nokia

A empresa recebeu o nome da cidade em que estava sediada: o município de Nokia, na Finlândia. O ramo inicial da companhia era bem diferente dos eletrônicos que ela desenvolve e produz atualmente. Ela era uma fábrica de celulose de madeira.

Nabisco

Fundada como National Biscuit Company, a fábrica de biscoitos teve seu nome reduzido muitos anos depois da sua criação. Hoje, ela tem um portfólio de produtos muito mais variado e faz parte da companhia Kraft Foods.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: