Confira 3 das campanhas de marketing mais inovadoras do ano até então

25/09/2013 às 11:012 min de leitura

Com certeza você deve se lembrar de alguma campanha de marketing que fez sucesso por aqui. Em geral, quando boas ideias são colocadas em prática, elas se tornam um sucesso e ficam gravadas na nossa memória.

Inovação e criatividade são duas das características básicas para uma publicidade bem sucedida e é exatamente isso que encontramos nas campanhas selecionadas pelo site Marketo Blog. Confira cada uma das saídas que as empresas encontraram para divulgar seu produto e fazer com que sua marca fosse lembrada pelo público.

1. Cerveja Senador Volstead

Senador Volstead é uma cerveja que foi lançada recentemente, mas guarda uma história nascida nos anos 1920. Produto de uma empresa espanhola, a cerveja recebeu esse nome em homenagem a uma figura histórica – Senador Volstead, o homem que proibiu a produção, a venda e o transporte de bebidas alcoólicas, instaurando a Lei Seca nos Estados Unidos na década de 1920.

Aproveitando esse contexto, a marca investiu pesado na temática da proibição para divulgar o produto. O vídeo explicativo lançado junto com a cerveja mostra as maneiras que a empresa encontrou para esconder sua cerveja e comercializá-la “de maneira ilegal” mesmo em pleno século XXI.

Dentro da campanha de marketing, o que mais surpreende é o site do produto, que a primeira vista parece uma loja online de ursos de pelúcia inofensivos, mas que com um pouco de atenção por parte do internauta, revela sua real intenção. Além disso, os clientes que fazem suas compras através do site recebem uma discreta caixa repleta de ursinhos de pelúcia (cof, cof!) assim como aconteceria se ainda estivéssemos nos anos 1920.

2. Game of Thrones – 3ª temporada

Pôster e prédio da HBO, em Los Angeles. Fonte da imagem: Reprodução/Marketo Blog

Para divulgar a estreia da 3ª temporada de Game of Thrones – que aconteceu em no final de março de 2013 – a HBO resolveu aguçar a curiosidade dos fãs da série. Simples e misteriosa, a campanha consistiu apenas na imagem da sombra de um dragão impressa em lugares inusitados.

O símbolo que ilustrou o pôster da temporada também foi parar nas páginas do jornal The New York Times e até mesmo no topo do prédio da HBO, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Logicamente, o símbolo também foi espalhado em outdoors, ônibus e outros espaços, cercando a audiência da série e criando um clima de suspense em torno do enredo.

3. Aerosol Orphea

A Orphea – uma empresa italiana que possui uma linha de repelentes para insetos e pequenas pragas – achou uma maneira interessante de mostrar aos seus clientes a eficácia de um de seus produtos. Para isso, a campanha levou em consideração que todos os potenciais consumidores da marca têm pelo menos uma coisa em comum – todos desejam se livrar dos insetos.

Para colocar essa ideia em prática, a empresa escolheu um dos outdoors de Milão para espalhar sua mensagem. Bastou passar um pouco de cola transparente em parte do painel e esperar alguns dias para que a campanha começasse a se revelar.

Depois de um tempo, a armadilha gigante já havia funcionado e milhares de insetos ficaram grudados na tela, passando a fazer parte do anúncio e indicando aos consumidores que o produto realmente funcionava. Logicamente, os métodos usados pela empresa podem ser criticados e questionados, mas é fato que a campanha fez sucesso e chamou a atenção de milhares de pessoas.

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