Conforme você pode conferir no artigo anterior do Mega, nem todas as logos são exatamente o que parecem. Na hora de criar uma marca que servirá como identidade visual, muitas empresas aproveitam ainda a ocasião para deixar algumas “mensagens” aqui e ali — capturando a atenção e gerando estéticas curiosas.

Ok, às vezes a coisa é terrivelmente óbvia — como no caso da marca “Eight”, abaixo. Entretanto, você realmente já havia olhado com calma para a logomarca da linha de computadores “Vaio”, da Sony? Ou para o que realmente é exibido na logo do Linux Ubuntu? Confira abaixo.

Dell

Não há propriamente um consenso sobre o real significado da logo da Dell. Há quem diga que o “E” inclinado representa certa visão transformadora do fundador Michael Dell. Entretanto, não falta quem defenda a existência, ali, de um simples disquete (aquele objeto que os seus filhos e netos provavelmente nem saberão para o que servia).

NBC

A logomarca da NBC é uma das mais prontamente reconhecíveis do globo. Entretanto, algumas pessoas podem não ter reparado que se trata, ali, de um pavão com seis penas — dando a impressão ainda de olhar para frente. O motivo um tanto mais esotérico diz respeito ao que representam as penas, exatamente. Trata-se, na verdade, de cada uma das seis divisões da empresa.

Ubuntu

Um dos derivados mais famosos do sistema operacional Linux, o Ubuntu — “humanidade para com os outros”, em uma das traduções possíveis —, empresta seu nome de uma ética ou ideologia do idioma bando Ngúni. Trata-se de uma filosofia compartilhada por vários países da África, cujo foco se concentra nas alianças e nos relacionamentos das pessoas umas com as outras.

“Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, sem se preocupar em julgá-los como bons ou maus, com a consciência de que faz parte de algo maior e de que é tão diminuta quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos”, disse o arcebispo Desmond Tutu, laureado com o Nobel da Paz.

Nintendo GameCube

Além de ser formada por “um cubo dentro de outro cubo”, a logomarca do Nintendo GameCube ainda traz uma sutileza bem interessante. Perceba que, enquanto o espaço positivo forma o “G”, de “Game”, o negativo forma o “C”, de "Cube". Ademais, esse é um console cuja coleção de títulos realmente deixou saudade — embora isso não apareça na logo.

Picasa

Eis aqui mais uma logo que encerra mais de uma “mensagem”, por assim dizer. Qualquer sujeito minimamente iniciado em fotografia deve ter percebido ali o obturador de uma câmera fotográfica — o conjunto de lâminas imbricadas que se abre e se fecha, a fim de expor o filme/sensor à luz, realizando a fotografia.

Já o “Pi” é a abreviação de “índice de pixel”, enquanto a “casa” — tanto no nome quanto na imagem, em negativo — deve ser a parte mais evidente da marca.

Sony Vaio

Esta é um tanto mais sutil, é verdade. Entretanto, repare as duas primeiras letras do nome da mais famosa linha de computadores pessoais da Sony formam um sinal analógico — ondas de variação contínua ao longo do tempo. Já o “i” e o “o” são uma menção ao “0” e ao “1” do sistema binário, que é a própria base do sinal digital.

Sun Microsystems

Nada de muito oculto aqui, mas certamente um trabalho bastante criativo de design. Na logo da Sun Microsystems, é possível ler “Sun” partindo de qualquer direção.

Cisco

As misteriosas linhas que compõem a logo da multinacional estadunidense têm dois sentidos. Trata-se de uma representação da famosa ponte Golden Gate, de São Francisco (Califórnia), e também de um sinal digital — conversão em “zeros” e “uns” de uma curva analógica, a fim de criar uma representação mais compacta e eficiente.

Foursquare

Concepção original da logomarca da rede social Foursquare. Sob o indicador, é possível notar que há um número quatro, referência direta ao nome, naturalmente.

Wikipédia

Eis aqui um conceito um tanto mais “filosófico”, por assim dizer. Em referência à própria Natureza, a logo da Wikipédia faz menção a uma evolução/alteração constante na forma do seu globo composto por peças de quebra-cabeças.

Ademais, o acréscimo do nome da enciclopédia da Fundação Wikimedia em diversas línguas (sobre cada uma das peças) chama a atenção para o caráter global e colaborativo da proposta, cuja missão é "dar poder e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou de domínio público, a fim de disseminá-lo efetivamente e globalmente”.

A enciclopédia contém atualmente mais de 30 milhões de artigos escritos e editados por voluntários ao redor do planeta.

Eight Business Networking

Não há realmente uma mensagem oculta aqui, é verdade. Entretanto, formar a palavra “eight” (oito, em inglês) utilizando apenas “oitos”... Boa sacada, não?

Baskin Robbins

A Baskin Robbins oferece 31 sabores diferentes de sorvete. Não por acaso, as partes do “B” e do “R” em cor-de-rosa formam o mesmo número. Uma sacada original — considerando-se que o número de sabores fosse uma constante antes do “Eureka!” do designer responsável pela logomarca.

Northwest Airlines

Mais uma logomarca com diversas referências.  Enquanto as letras “N” e “W” — formadas em uma única imagem — se referem ao nome da companhia aérea Northwest Airlines, o espaço criado na segunda letra forma uma seta que, naturalmente, aponta para o noroeste (tradução de northwest, do inglês).

Carrefour

Não deve ter faltado quem coçasse a cabeça diante da logo da varejista Carrefour. Afinal, que símbolos esotéricos são aqueles, e por que foram escolhidas aquelas cores? Bem, a despeito de possíveis interpretações mais profundas... Perceba que há apenas um “C” formado por ambas as partes da imagem. Ademais, a logo também ganha sentido quando se traduz o termo — já que Carrefour significa “cruzamento” em francês.

Hope for African Children Initiative

O motivo de existência nobre do da Hope for African Children Initiative foi adequadamente transposto para a logomarca da organização — cujo objetivo é dar assistência a crianças órfãs de pais foram vítimas da AIDS ou que vivem com pais que padecem de doenças relacionadas à síndrome.

Embora não seja propriamente original, o conceito funcionou bem nesse caso: ao bater os olhos, o mais comum é reconhecer apenas uma versão um tanto deformada do mapa do continente africano. Entretanto, perceba que há também duas pessoas se olhando (um adulto e uma criança).

Hershey Kisses

Trata-se aqui do mesmo recurso utilizado na logomarca da FedEx (que figurou na lista do artigo anterior do Mega). Entretanto, em vez de uma seta, há aqui uma representação do próprio doce entre as letras “K” e “I” — tudo bem, pode torcer a cabeça para enxergar melhor.

Orquestra Sinfônica de Londres

Uma logo simples e criativa — embora um tanto mais abstrata, se é que se pode dizer. Além das iniciais “LSO” (de London Symphony Orchestra), o logo da Orquestra Sinfônica de Londres também pode representar um maestro conduzindo os músicos. Vai lá, pode olhar novamente.

Spartan Golf Club

Mais um caso de simbolismo dual — independentemente de qual imagem tenha saltado primeiro às vistas. Talvez, no seu caso, seja a ilustração do golfista rodopiando vigorosamente o taco pelo ar. Entretanto, a imagem como um todo forma também a cabeça com elmo de um soldado espartano — bastante oportuno, se considerado o nome do clube.

Zoológico do Bronx

Imagens positivas e negativas formam o logo do Zoológico do Bronx. Há girafas e aves, é claro. Entretanto, entre as pernas dos animais é possível ver também os emblemáticos arranha-céus de Nova York.

Milwaukee Brewers

Um dos mandamentos das forjas de logo deve ser “diga o máximo em um espaço mínimo”. Dessa forma, outro bom exemplo é a logomarca clássica do time de beisebol de Milwaukee, os Brewers. Sem querer dizer o óbvio, mas vale notar que as iniciais do time formam uma bela luva de beisebol. A imagem atual, entretanto, lançou fora o efeito — para desgosto de muitos fãs.

Elettrodomestici

Ok, é verdade que, neste caso, o nome já dá uma bela ajuda. Trata-se da logomarca da empresa Elettrodomestici – Home Appliances, cujas iniciais, “ED”, foram transformadas por uma equipe particularmente inspirada de designers em uma tomada.

Cluenatic

E ainda há quem diga que a criatividade da indústria de jogos se concentra apenas nos desenvolvedores diretos. Se essa ainda é a sua opinião, então dê uma olhada na logo acima. Trata-se da marca do jogo de puzzles Cluenatic, em que a palavra “CLUE” (pista, em inglês) forma um labirinto. Solução elegante, sem dúvida.

Formula 1

Sim, talvez seja óbvio para você. Entretanto, há ainda muita gente que não percebe o número “1” oculto ali entre o “F” e os efeitos que indicam velocidade.

Tostitos

Algum espertinho em semiótica provavelmente lhe diria que há um “símbolo” e também um “ícone” na imagem acima. Em termos menos acadêmicos, entretanto, perceba que as letras “T”, “I” e “T” da logomarca da Tostitos trazem dois sujeitos se deliciando com tortilhas ao lado de uma tigela de molho — possivelmente picante, considerando-se a cor escolhida.

Zoológico de Pittsburgh

Novamente a utilização de imagens justapostas em campos positivos e negativos — a esta altura, você já deve estar craque nisso, não? No caso, a logomarca do zoológico de Pittsburgh forma tanto uma árvore quando os perfis de um gorila e de um leão.