Campanha inteligente mostra os assustadores efeitos do excesso de açúcar

01/04/2016 às 09:422 min de leitura

Todo mundo sabe que consumir açúcar em excesso pode ter consequências bem sérias para o organismo — entre elas, o diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, se trata de uma doença crônica que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina — hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue — suficiente para o organismo ou quando essa substância deixa de ser usada corretamente pelo corpo.

No caso do diabetes tipo 1, ele afeta entre 5% e 10% dos pacientes diagnosticados com a doença e aparece porque um problema no sistema imunológico impede que o pâncreas produza insulina. Já o diabetes tipo 2 ocorre por conta de uma redução na liberação do hormônio e uma falha em sua ação — e é o que afeta cerca de 90% das pessoas que sofrem com o problema.

Conscientização

Existe ainda o diabetes gestacional, que, como o próprio nome sugere, aparece durante a gravidez — e provavelmente surge em decorrência das mudanças hormonais pelas quais as mulheres passam durante esse período. Assim, em realidade, esse problema de saúde não é causado exclusivamente pelo consumo excessivo de açúcar. No entanto, é inegável que os doces têm, sim, um papel importante.

O problema é que nem todo mundo conhece os perigos relacionados ao diabetes nem as complicações associadas a ele, como é o caso do surgimento de problemas renais, de visão, de pele, má circulação nos membros inferiores e a perda de sensibilidade nos pés, por exemplo.

Com essa questão em mente, o designer Nattakong Jaengsem criou uma campanha bem inusitada — para não dizer chocante — para a Associação do Diabetes da Tailândia. Segundo James Gould-Bourn, do portal Bored Panda, em vez de Jaengsem seguir a linha convencional e simplesmente listar as complicações associadas à doença, ele resolveu usar uma porção de doces para mostrar o que o consumo excessivo pode provocar. Veja:

1 – Brownie de chocolate

Nattakong Jaengsem

2 – Repleto de guloseimas

Nattakong Jaengsem

3 – Bolo de baunilha

Nattakong Jaengsem

4 – Com direito a calda de caramelo

Nattakong Jaengsem

5 – Torta de morango

Nattakong Jaengsem

6 – Cheia de gostosuras

Nattakong Jaengsem

***

Você concorda com o uso de imagens chocantes em campanhas publicitárias? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: