Saúde, infraestrutura, segurança, educação... Tudo isso é imprescindível para que um lugar possa ser considerado seguro. É lógico que uns se sobressaem, já que não há comparação entre municípios de primeiro mundo e cidades de países subdesenvolvidos. Infelizmente, nem todos têm um nível aceitável de segurança, como é direito de todo cidadão.

O Mega Curioso divulgou a lista dos países mais seguros do mundo em 2013. Agora a coisa mudou, e a Economist Intelligence Unit (EIU) divulgou uma classificação com 50 das maiores cidades do mundo, tendo 2014 como ano-base. Como é de se esperar, o Brasil não tem um bom lugar nesse ranking. Confira as 10 primeiras com a gente.

01 — Tóquio

Segundo a lista da EIU, Tóquio é a cidade mais segura do mundo, ficando em 1º lugar em todas as categorias.
Expectativa de vida: 82 anos.

02 — Cingapura

De acordo com o relatório, Cingapura é a melhor cidade para segurança pessoal.
Expectativa de vida: 82 anos.

03 — Osaka

Osaka foi considerada a 2ª melhor cidade para segurança pessoal e a 5ª em segurança digital.
Expectativa de vida: 83 anos.

04 — Estocolmo

A capital sueca superou o Índice de Democracia da EIU.
Expectativa de vida: 82 anos.

05 — Amsterdam

A 5º cidade mais segura do mundo ficou em 9º lugar entre as 50 melhores para segurança pessoal.
Expectativa de vida: 79 anos.

06 — Sydney

Sydney se destacou na segurança de infraestrutura, ficando em 3º lugar, e entrou para o ranking das 10 melhores cidades para segurança pessoal.
Expectativa de vida: 81 anos.

07 — Zurique

Apesar de ter ficado em 7º lugar no ranking total, na categoria segurança de infraestrutura e saúde Zurique chegou em 1º lugar.
Expectativa de vida: 84 anos.

08 — Toronto

Essa cidade ficou no alto escalão na pesquisa da EIU, terminando em 8º lugar nas cidades mais seguras do mundo.
Expectativa de vida: 81 anos.

09 — Melbourne

Melbourne ficou em 2º lugar nas cidades com melhor infraestrutura e em 8º com melhor segurança pessoal. Ela é considerada a cidade mais habitável do mundo, segundo a própria EIU.
Expectativa de vida: 86 anos.

10 — Nova York

E, em 10º lugar, encontramos a Big Apple, que é considerada a 3ª melhor cidade para a segurança e 2ª para a saúde. Em contrapartida, terminou em 28º para a segurança digital.
Expectativa de vida: 81 anos

***

A lista segue com Hong Kong, São Francisco, Taipei, Montreal, Barcelona, Chicago, Los Angeles, Londres, Washington e Frankfurt, respectivamente. Outras cidades bem conhecidas também apareceram no ranking geral: Paris em 23º, Roma em 27º, Beijing em 37º e Bangcoc em 39º lugar. Mas acho que está faltando a presença de um país, certo?

O Brasil não teve uma boa posição, ficando o Rio de Janeiro em 35º lugar, com expectativa de vida de 73 anos, e São Paulo em 40º lugar, com a mesma quantidade de anos. A última cidade a entrar para o ranking foi Jacarta.