Veja como as 5 maiores religiões em prática se espalharam pelo planeta

15/07/2015 às 06:582 min de leitura

Como você sabe, o cristianismo, islamismo, judaísmo, budismo e hinduísmo estão entre as cinco principais religiões praticadas no mundo.

Entretanto, você sabe como é que essas crenças se espalharam pelo mundo? Assista à animação a seguir — produzida pelo pessoal do portal Business Insider — e descubra!

This animated map shows how religion spread across the world.

This animated map shows how religion spread across the world.

Posted by Business Insider on Segunda, 13 de julho de 2015


Como você viu, o hinduísmo surgiu por volta do ano 3 mil a.C. na região do Vale do Indo, território que serviu como berço de muitas civilizações. Mais tarde, entre os anos 1,8 e 2 mil a.C., aproximadamente, nasce Abraão — o patriarca dos hebreus — em Ur, uma importante cidade-estado da Suméria, que hoje corresponde à cidade de Tell el-Muqayyar, no Iraque.

Depois, perto do ano mil a.C., enquanto o hinduísmo segue se espalhando para o leste, os israelitas conquistam Canaã — que atualmente corresponde ao território onde se encontra o Estado de Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia, assim como porções do Líbano, Síria e Jordânia — e começam a disseminar sua religião pela região.

Então, entre 560 e 480 a.C. nasce Buda — o fundador do budismo — em Lumbini, cidade localizada na região oeste do Nepal e, entre os anos 30 e 33 d.C. Jesus é crucificado no Gólgota (que é o nome em hebraico da colina que os cristãos conhecem como Calvário), dando origem ao cristianismo.

Por volta do ano 70 d.C. os romanos destroem Jerusalém e ocorre a Segunda Diáspora, levando os judeus a eventualmente se espalhar por territórios do sul da Europa, África e pela região da Anatólia (situada na atual Turquia). Em 570 d.C. Maomé nasce em Meca e, logo após a sua morte — em 632 d.C. —, o islamismo começa, em um primeiro momento, a se espalhar rapidamente pelo Oriente Médio, Ásia Central, norte da África e pela Península Ibérica.

Após mostrar o surgimento dessas cinco religiões, a animação prossegue, revelando como elas foram se disseminando pela África, Ásia, Oriente e Europa. A animação também retrata como a Era dos Descobrimentos, que ocorreu entre os séculos 15 e 17, contribuiu para que elas — sobretudo o cristianismo e o judaísmo — chegassem até as Américas e a Oceania.

Depois, entre o final do século 19 e o início do século 20 — mais precisamente, até a Primeira Guerra Mundial — começa a Partilha da África, quando vários países, entre eles o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica e Estados Unidos resolveram reivindicar territórios no continente, levando consigo o cristianismo. Então, em 1948, o Estado de Israel é oficialmente estabelecido.

De acordo com Alex Kuzoiam do portal Business Insider, essas crenças não só tiveram um profundo impacto na história da civilização humana, como ajudaram a moldar o mundo que conhecemos atualmente, motivando conflitos e guerras ao longo da História.

Você sabe como as cinco maiores religiões em prática no mundo foram disseminadas ao longo da História? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: