publicidade

Descubra como era o verdadeiro rosto de Jesus Cristo

28/03/2018 às 12:003 min de leitura

Se você tivesse que descrever a aparência de Jesus, como você imaginaria as suas feições? Você diria que o messias supremo do cristianismo tinha a pele clarinha ou mais morena? E a cor dos olhos e dos cabelos de Cristo, você acha que suas madeixas eram quase louras e os olhos dele eram azuis como vemos em muitas de suas representações? Com respeito à estatura e ao porte físico, você teria algum palpite?

Na realidade, apesar de Jesus ser uma das figuras históricas mais emblemáticas, influentes e conhecidas do planeta, foi só bem recentemente — mais precisamente, em 2001 — que um grupo de cientistas forenses conseguiu reconstruir a imagem de como possivelmente era o seu rosto. Afinal, as descrições que existem na Bíblia são um pouco vagas, e nenhum dos artistas que reproduziu imagens de Cristo encontrou pessoalmente o Homem!

Reconstruindo o passado

O resultado foi revelado em um documentário produzido em parceria entre a BBC e o Discovery Channel. E para conduzir a reconstrução, os pesquisadores empregaram as tecnologias mais avançadas que tinham à mão na época, assim como o crânio de 2 mil anos de um homem judeu, documentos antigos e técnicas forenses.

O rosto de Jesus, como você verá logo mais, provavelmente era muito diferente daquele que estamos habituados a ver. Mas, antes de você conferir qual era (a possível) aparência “verdadeira” de Cristo, que tal descobrir como a representação de sua imagem evoluiu ao longo da História?

1 – Primeiras imagens

Uma das representações mais antigas de Jesus de que se tem notícia é a que você poderá ver na imagem seguir. Datada do ano 235, a imagem foi descoberta entre os frescos que cobrem as paredes de uma sinagoga da cidade de Dura Europos, na Síria. Veja:

A figura, embora não seja muito nítida, retrata um dos milagres de Cristo, “A Cura do Paralítico”. Nela, podemos ver Jesus com os cabelos curtos e encaracolados e vestindo uma simples túnica e sandálias. O exemplo abaixo, descoberto na Espanha no ano passado, consiste em uma gravura sobre um prato de vidro do século 4 que também mostra o messias sem sua icônica barba.

2 – Os cabelos e a barba crescem

As primeiras representações de Jesus com os cabelos mais longos e com o rosto coberto de barba começaram a surgir ainda no século 4 — provavelmente inspiradas na forma como os deuses gregos e romanos eram retratados. Um dos exemplos mais antigos é a imagem a seguir, descoberta na Catacumba de Marcelino e Pedro, localizada em Roma.

3 – Menino Jesus

Imagens que retratavam Jesus ainda bebezinho começaram a surgir por volta do século 4, pelo menos, e um dos exemplos mais emblemáticos é o mosaico do século 6 que você pode conferir a seguir:

Localizada na Basílica de Santa Sofia — que fica em Istambul, na Turquia —, a obra mostra a Virgem Maria embalando Jesus em seus braços, enquanto os Imperadores Bizantinos presenteiam o Menino com a (então) cidade de Constantinopla.

4 – Cristo acompanhado

Uma das imagens mais antigas de Jesus acompanhado de seus apóstolos foi descoberta em 2010 nas Catacumbas de São Tecla, localizada em Roma. Os arqueólogos estimam que o fresco seja do final do século 4 ou início do século 5, e acreditam que a imagem — que traz todos os personagens barbados e São Paulo já ficando careca — serviu de base para muitas representações dos seguidores de Cristo que surgiram depois.

5 – Jesus beatificado

O mosaico que você pode ver a seguir foi encontrado no Mausoléu de Gala Placídia, situado em Ravena, na Itália, e data do século 5. Nele, Cristo é retratado usando as cores reais — roxo e amarelo — enquanto guarda o seu rebanho. Veja:

A obra — conhecida como “O Bom Pastor” — traz Jesus novamente sem barba, mas agora com vestimentas e aparência que remete aos antigos romanos. Além disso, ele aparece com um halo sobre sua cabeça.

6 – Crucificado

As primeiras imagens de Jesus crucificado começaram a surgir a partir do século 5, enquanto a representação mais antiga de Cristo — retratado na cruz ao lado dos ladrões — em um manuscrito apareceu em um livro do século 6 chamado "Evangelhos de Rabbula". Veja:

7 – Morto e sepultado

O Santo Sudário — fascinante relíquia religiosa sobre a qual já falamos em diversas ocasiões aqui no Mega Curioso —, como você sabe, traz o que muitos cristãos acreditam ser a própria imagem de Cristo gravada em sua superfície.

Até hoje sua legitimidade é discutida por religiosos e cientistas de todo o mundo — afinal, o lenço de linho foi extensivamente analisado por equipes de cientistas que, primeiro, determinaram que algumas partes do tecido datam da Idade Média, sugerindo que ele seria uma elaborada farsa e, posteriormente, que o material foi produzido entre 280 a.C. e 220 d.C., ou seja, muito mais próximo da época de Cristo.

8 – Então, qual era a cara dele?

Conforme mencionamos no início da matéria, a Bíblia não é — o que podemos dizer — muito clara quando o assunto é descrever a aparência de Jesus. Então, depois de conduzir extensos estudos, a equipe de cientistas forenses concluiu que, em vez de Cristo ser louro, alto, ter olhos azuis e a pele branquinha, suas feições deveriam ser mais condizentes com as dos judeus de sua época.

De acordo com sua reconstrução, Jesus deveria ter os cabelos curtos, escuros e provavelmente encaracolados, e a tonalidade se sua pele seria mais morena. Além disso, outras características de seu rosto, como os lábios e o nariz, também destoam das feições “europeizadas” com as quais estamos habituados. Confira:

*Publicado em 14/12/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!  

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: