Como a estrela de 6 pontas se tornou um dos símbolos dos judeus?

30/05/2019 às 05:012 min de leitura

Como você sabe, as cruzes se tornaram símbolos associados ao cristianismo, assim como a lua crescente acompanhada de uma estrela é usada como representação do islamismo e o “Om”, redigido em sânscrito, é usado para simbolizar o hinduísmo. E a estrela de seis pontas, também conhecida como “Estrela de Davi”, como foi que ela se transformou em um dos símbolos do judaísmo?

De acordo com Danny Lewis, do portal Smithsonian.com, apesar de a estrela de seis pontas ser um dos símbolos mais comumente associados ao judaísmo — e inclusive aparecer na bandeira de Israel —, outras tantas figuras muito mais antigas do que a Estrela de Davi também já foram usadas para representar essa religião. Tanto que durante milênios os judeus utilizaram a Menorah, o candelabro de sete braços, como ícone de sua fé.

Início curioso

Na verdade, a Menorah continua em uso atualmente e, embora já não seja tão popular quanto a Estrela de Davi, ainda é empregada como emblema oficial de Israel e seus vários órgãos governamentais. O candelabro inclusive aparece em uma das faces da moeda de 10 agorot — em circulação no Estado.

Olha a Menorah na moeda

Voltando à estrela de seis pontas, segundo Danny, ela faz referência ao famoso rei bíblico Davi — que a teria gravada em seu lendário escudo. No entanto, curiosamente, quando o desenho entrou em cena como símbolo do judaísmo, a intenção não era criar um novo ícone religioso.

Menorah coroada com a Estrela de Davi

De acordo com os historiadores, há vários séculos, os judeus que se dedicavam à impressão de livros começaram a empregar esse símbolo para decorar os volumes, marcar sua origem e também diferenciar seu trabalho do de seus competidores.

O candelabro é um símbolo usado há muito mais tempo

Mais tarde, na Europa, já no século 19, conforme os judeus foram se integrando com as comunidades cristãs, eles sentiram a necessidade de criar um ícone para representar o judaísmo que fosse paralelo à cruz usada no cristianismo. Assim, eles começaram a desenhar a estrela de seis pontas nas sinagogas com o objetivo de criar uma representação tão simbólica quanto a cruz.

Estrela em ascensão

Segundo os estudiosos, é por essa razão que os registros históricos apontam que a Estrela de Davi só começou a ser usada como símbolo da fé judaica a partir do século 19. Também foi a partir dessa época que esse ícone passou a ser incorporado a objetos ritualísticos do judaísmo e a se espalhar pelas sinagogas do continente europeu, chegando até a Polônia e a Rússia.

A Estrela de Davi foi o símbolo escolhido pelos nazistas para identificar os judeus durante a guerra

A estrela de seis pontas inclusive se transformou no símbolo escolhido pelos nazistas para identificar os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Aliás, vale lembrar que esse desenho não é usado em referência exclusivamente ao judaísmo. Segundo Danny, existem outras religiões — como o hinduísmo — que também usam esse ícone para representar a fusão de elementos como o masculino e o feminino ou, ainda, da humanidade com Deus.

*Publicado em 11/07/2016

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: