Confira 5 dicas para sobreviver depois de uma noite insone

18/07/2017 às 05:582 min de leitura

Quem nunca se arrastou durante todo um dia depois de uma noite mal dormida — seja por conta da insônia ou por causa de uma festa ou balada imperdível? Entretanto, de acordo com Laura Lea Goldberg, do site Greatist, existem alguns truques que podem ajudar a nos deixar mais alertas e a dar uma revigorada no corpo e na mente. Confira cinco deles a seguir:

1 – Não exagere no café

Apesar de o café ser uma bebida estimulante — e muita gente lançar mão dela na hora de dar uma acordada — exagerar na dose não é muito recomendado. Isso porque, de acordo com Laura, a cafeína pode elevar os níveis dos hormônios associados com o estresse, o que, por sua vez, pode nos tornar ainda mais exaustos.

Além disso, o consumo de café pode reduzir o nosso apetite e nos levar o usar a “energia” extra — e vazia do ponto de vista nutricional — da bebida em vez de procurar fontes mais substanciais. A dica aqui, para quem não consegue abrir mão da cafeína, é incluir algum alimento saudável e que seja rico em proteína ou gordura, como seriam os frutos secos ou um pouco de leite.

2 – Alimente-se bem

Segundo Laura, quando estamos cansados, o nosso organismo entra automaticamente em estado de estresse e começa a liberar hormônios como o cortisol e a adrenalina para compensar os baixos níveis de energia. Uma forma de contornar esse desequilíbrio é tomar um café da manhã caprichado e nutritivo.

Ficar sem se alimentar por longos períodos de tempo não só pode afetar o nosso humor, nos tornando mais ranzinzas, como promove oscilações de energia ao longo do dia e nos leva a sentir mais desejo de consumir carboidratos.

3 – Use e abuse da música

Existem inúmeros estudos sobre os efeitos da música sobre o nosso humor, portanto, que tal tirar proveito dela para contornar o sono? Segundo Laura, uma dica seria começar o dia ouvindo uma playlist com as suas músicas favoritas — como aquela que você geralmente escuta quando está se preparando para sair para a balada ou a que você montou para te dar uma forcinha extra na academia.

Conforme mencionamos acima, a música tem um enorme poder sobre nós e seus efeitos sobre o nosso estado de espírito são imediatos. Sendo assim, ouvir canções que gostamos não só fará com que nos sintamos melhor, como ajudará a espantar o mau-humor natural que sentimos após uma noite insone.

4 – Refresque as ideias

A dica a seguir pode não soar muito agradável, especialmente para quem vive em cidades mais frias — ainda mais no inverno! Mas, segundo Laura, não existe nada com uma bela chuveirada gelada para despertar o corpo. Aliás, você não precisa tomar o banho todo com água fria para conseguir o efeito esperado. Bastam 30 segundinhos!

De acordo com Laura, quando você estiver finalizando o banho, deixe a água esfriar gradualmente e aguente — porque nem sempre é fácil! — meio minuto. Além de despertar, os banhos gelados também podem melhorar a circulação sanguínea e aumentar a nossa tolerância ao estresse.

5 – Não se entregue

Depois de uma noite mal dormida, quem é que tem ânimo de sair da cama e se arrumar para enfrentar as atribulações que o dia — provavelmente — nos reserva? No entanto, segundo Laura, escolher a primeira coisa que você achar no armário, mal tirar as remelas dos olhos e sair de casa com a cara toda amassada não ajudam.

Em vez disso, procure vestir uma roupa bacana, usar um pouco do seu perfume favorito e dar aquele trato no visual, já que essas ações ajudam a melhorar o nosso astral e a nos sentirmos mais confiantes para enfrentar o dia.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: