15 fotos artísticas que mostram a importância e a beleza da amamentação

18/08/2017 às 06:008 min de leitura

Post patrocinado

*Conteúdo patrocinado.

Todo mundo está careca de saber que o aleitamento materno é superimportante, tanto para o bebê como para a mamãe. É a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto e proteção contra uma série de infecções e problemas de saúde, além de reduzir a ocorrência de diarreias e infecções — sem falar que levantamentos sugerem que a amamentação pode diminuir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis.

Para os pequeninos, o aleitamento materno é importante até os 2 anos ou mais de vida, mas, nos primeiros 6 meses, o leite materno supre todas as necessidades nutricionais. Já para as mães, entre os vários benefícios para elas estão a criação de laços afetivos com o recém-nascido, a diminuição no desenvolvimento da depressão pós-parto e da diabetes tipo 2, bem como a redução no risco do surgimento do câncer de mama e de ovários.

Incrivelmente importante

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde, cerca de 6 milhões de vidas de crianças são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. O Ministério da Saúde e a OMS recomendam que as crianças sejam amamentadas até os 2 anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida.

O problema é que, para muitos, a prática de amamentar os filhos — especialmente em público — se tornou uma espécie de tabu, sem falar que o fato das mães que trabalham fora e não possuem licença-maternidade de seis meses ou outras estratégias de apoio ao aleitamento materno, como creche próxima ao local de trabalho e sala de apoio à amamentação no trabalho, vem fazendo com que o aleitamento materno seja interrompido mais cedo.

Pois, pensando em chamar a atenção sobre a importância da amamentação e quebrar as barreiras criadas sobre ela ser realizada em público, mulheres de todo o mundo começaram a compartilhar fotos artísticas onde aparecem dando de mamar aos filhos.

As imagens foram criadas com a ajuda do aplicativo PicsArt — disponível para download na Google Play e na Apple Store —, e quase todas incluem a “Árvore da Vida” que, no caso das ilustrações, serve para simbolizar os dutos mamários e também a dádiva da vida. Confira 15 das fotos a seguir:

***

Você já ouviu falar a respeito da campanha “Semana Mundial da Amamentação” (SMAM)? Idealizada pela World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) —, a iniciativa é celebrada em mais de 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Aqui no Brasil, ela é promovida anualmente pelo Ministério da Saúde.

Neste ano, a mobilização acontece entre os dias 1º e 7 de agosto, seguindo o calendário mundial, mas ganhou todo o mês de agosto para mobilizações em prol da amamentação com a publicação da Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, que instituiu agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Portanto, não deixe de participar e seja mais um parceiro dessa causa, compartilhando informações e motivando as mulheres que você conhece a continuar amamentando seus filhos!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: