Comer pizza melhora sua produtividade no trabalho, sabia?

01/09/2017 às 03:012 min de leitura

Que atire a primeira borda recheada quem não se entrega, de vez em quando, às delícias de uma boa pizza, cheia de queijo, molho de tomate e amor. A rodela dos deuses está ligada, no entanto, a uma alimentação não muito saudável e ligeiramente calórica, o que acaba nos desanimando, eventualmente.

A boa notícia, caro leitor amante de pizza, é que alguns pesquisadores resolveram estudar benefícios psicológicos dessa delícia, já que os nutricionais não andam colaborando.

De acordo com um estudo realizado sobre o tema, a pizza pode ser a peça-chave para melhorar nossa produtividade no trabalho. Segundo o psicólogo Dan Ariely, saber que uma fatia suculenta de pizza nos espera depois de um longo dia de trabalho é algo que faz com que as pessoas se dediquem mais às suas tarefas, ao longo do expediente.

Falemos mais sobre isso

Para chegar a essa feliz conclusão, Ariely e sua equipe analisaram a produtividade de pessoas que trabalham montando chips de computador em uma empresa de tecnologia em Israel. No início de uma semana de trabalho, os funcionários receberam algumas mensagens positivas.

Alguns deles foram informados de que teriam pizza depois do expediente; outros, que receberiam um pequeno bônus em dinheiro; e um terceiro grupo recebeu elogios de seus supervisores – alguns trabalhadores, no entanto, não receberam qualquer mensagem. Desde o início, a pizza foi a notícia que mais causou felicidade.

Não é de se espantar

Só para você ter ideia, a galera que recebeu a promessa de que comeria pizza teve um aumento de 6,7% na produtividade no dia da mensagem. Depois, com um aumento de 6,6%, vieram os profissionais que foram elogiados – a equipe informada sobre o bônus em dinheiro apresentou um aumento de produtividade de 4,9%.

Ao longo da semana, o incentivo em dinheiro acabou caindo para 6,5%, e os elogiados e sedentos por pizza continuaram a melhorar. No final das contas, a turma do elogio foi quem saiu ganhando. Ariely acredita que a pizza teria ficado na primeira posição se a promessa fosse a de entregar uma pizza na casa de cada funcionário, já que isso faria com que ele parecesse bem diante da família.

De qualquer forma, se a ideia é mostrar que pizzas são boas em todos os sentidos, agora você já sabe mais uma maneira de defender essa delícia – aproveitando que é sexta-feira, aliás, você pode até começar a planejar aquele pedido da sua pizza favorita – conte para a gente qual é ela, nos comentários.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: