Que tal entender a mecânica do sistema respiratório com estes fatos?

08/09/2017 às 05:002 min de leitura

O sistema respiratório é imprescindível para a vida — disso não restam dúvidas. Mas você sabe quais são todas as estruturas e processos envolvidos em seu funcionamento? Não pense você que são apenas o seu nariz, boca e pulmões!

nariz inspirando

Na verdade, o sistema é composto pelas vias respiratórias, que incluem o nariz, boca, laringe, traqueia, brônquios, os pulmões e seus vasos sanguíneos e diversos músculos que ajudam na nossa respiração, incluindo o diafragma, os músculos intercostais, abdominais e do pescoço. Bastante coisa, né? E a forma como todas essas estruturas e órgãos trabalham juntas é fascinante.

Um desenho de pessoa

O ar contendo oxigênio que inspiramos é levado pelas vias respiratórias até os pulmões — e também são elas que se encarregam de direcionar o ar contendo dióxido de carbono para fora do nosso organismo.

pulmões

Mas um aspecto interessante é que o nosso nariz e boca aquecem o ar que nós respiramos para que a temperatura não irrite os pulmões. Além disso, as vias respiratórias contam com células ciliares que ajudam a capturar germes e partículas que possamos inalar — e esses elementos externos são expelidos através de tosses e espirros.

espirro simpsons

Tem ainda a epiglote, uma espécie de lâmina que se encontra logo no início da laringe e que se abre quando respiramos. Entretanto, ela também cobre a abertura da laringe para evitar que alimentos e líquidos que engolimos passem pelas vias respiratórias e cheguem aos pulmões.

epigloteEpiglote

Aliás, falando em pulmões, você sabia que o esquerdo é ligeiramente menor do que o direito para poder acomodar o coração? E ainda sobre esses órgãos, eles são divididos em cinco segmentos — dois no esquerdo e três no direito —, portanto, se por alguma razão uma parte do pulmão precisa ser removida, as demais divisões permitem que a gente continue respirando. Veja a seguir!

pulmão funcionando

Já os brônquios são os tubos que se levam o ar aos pulmões e eles se ramificam no interior dos órgãos em estruturas que se chamam bronquíolos — e estes, por sua vez, se ramificam em alvéolos, que são como pequenas “bolsinhas” de ar cobertas por capilares.

AlvéolosAlvéolos

Os capilares são uma rede de pequenos vasos sanguíneos que se conectam com as veias e artérias que transportam o sangue através do organismo para alimentar órgãos e tecidos.

circulação sanguínea

Temos ainda os músculos que se encontram ao redor dos nossos pulmões e que ajudam esses órgãos a se expandir e contrair quando inspiramos e expiramos. Além disso, também contamos com a musculatura do pescoço e da região da clavícula que podem ajudar na respiração quando os demais músculos envolvidos no processo são impossibilitados de trabalhar por alguma razão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: