5 truques infalíveis para dormir melhor

01/12/2018 às 03:002 min de leitura

1. Deixe os aparelhos eletrônicos de lado

Está comprovado cientificamente que a luz emitida por aparelhos eletrônicos — tais como smartphones e TVs — interfere diretamente em nossa produção de melatonina, hormônio responsável pela indução ao sono. Como se não bastasse, manusear o celular antes de dormir faz com que o cérebro entenda que ainda não é hora do sono.

Um homem deitado em uma cama

2. Prepare-se para a rotina do dia seguinte

Se for difícil levantar da cama depois de uma noite de sono, comece a praticar o hábito de se organizar para o dia seguinte antes de dormir. Assim, você evita a incômoda correria de ter que arrumar, logo cedo, a bolsa ou a mochila o mais rápido possível e pode, inclusive, se dar alguns minutinhos a mais de sono sem nenhum sentimento de culpa.

Um grupo de itens em uma mesa

3. Controle o barulho

Dormir em um frenético centro urbano ou ao lado de um parceiro que ronca pode interferir negativamente na qualidade do sono. Nesses casos, as dicas são as seguintes: utilizar tampões de ouvido para reduzir os sons externos ou usar outros barulhos, os chamados “ruídos brancos” — por exemplo, o barulho da chuva —, os quais, monótonos e contínuos, ajudam a induzir o estado de sonolência.

Barulho

4. Faça caminhadas

Caminhar ao longo do dia acelera a produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Tal hormônio deixa o corpo mais bem-disposto nas horas seguintes ao exercício e faz com que ele adormeça mais depressa no fim do dia. E o melhor de tudo: incluir caminhadas na sua rotina, diferente dos medicamentos, não tem custo algum.

Um perto de uma rua

5. Troque a roupa de cama ao menos uma vez por semana

Trocar regularmente a roupa de cama — sobretudo se os seus animais de estimação dormem com você — é um ponto importante a ser considerado para quem deseja dormir melhor. Dessa forma, além de aumentar o tempo de vida útil do seu colchão e travesseiro, você deixa de alimentar colônias de ácaros e outros parasitas e melhora, diretamente, a qualidade do seu sono.  

Um homem sentado numa cama

*Publicado em 21/9/2017

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: