Conheça o prato de ovos irresistível até para os maiores veganos

19/09/2017 às 13:001 min de leitura

Os adeptos do veganismo não consumem nenhum produto de origem animal, ou seja, eles não cortam apenas as carnes de sua dieta, mas também o leite, os ovos e o mel, por exemplo. Seguir uma alimentação que, a princípio, parece tão restritiva é um dos maiores desafios para quem quer se tornar um vegano ou um vegetariano (estes só cortaram as carnes).

Afinal, como deixar de consumir alimentos com os quais crescemos acostumados a colocar no prato? Em relação ao ovo, pelo menos o cozido, uma equipe da Universidade de Udine, na Itália, conseguiu criar um modelo similar, mas feito apenas de derivados das plantas! É isso mesmo: trata-se de um “ovo vegetal”!

Estudantes de mestrado em ciência e tecnologia de alimentos passaram um ano e meio trabalhando na escolha dos ingredientes e nos testes para chegar ao produto final, o 100º patenteado pela Universidade de Udine. O ovo vegano é feito usando farinhas de diferentes leguminosas, óleos vegetais, agente gelidificante e sal próprio.

Um prato de comida na mesaParece, mas não é

Entre as vantagens, está o fato de o ovo vegano ser livre de glúten e colesterol, sendo indicado para quem quer comer algo com a aparência e consistência do original, mas que sofre com doenças como a celíaca, por exemplo. Também é indicado para quem está mudando de dieta e ainda precisa do estímulo visual de produtos de origem animal.

A próxima etapa é conseguir uma parceria com alguma empresa, preferencialmente europeia, para que o produto seja feito em escala comercial. A busca por itens veganos tem aumentado consideravelmente na Europa, então é bem provável que as quatro meninas por trás do invento consigam rapidinho esse patrocinador. 

MulheresArianna Roi, Aurora Gobessi, Francesca Zuccolo e Greta Titton criaram o novo ovo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: