Suas ondas cerebrais podem continuar ativas após a sua morte, sabia?

25/09/2017 às 04:471 min de leitura

Tendemos a acreditar que quando uma pessoa morre, tudo nela para de funcionar, certo? Pois um estudo recente revelou que, na verdade, a atividade cerebral de um indivíduo pode continuar ativa por até 10 minutos após a sua morte.

Essa afirmação bizarra foi feita por médicos canadenses sobre um estudo de caso de uma pessoa cujo cérebro continuou ativo mesmo depois de ela ter sido declarada morta clinicamente.

A morte foi confirmada com base em observações médicas rotineiras, incluindo a falta de pulso e de resposta das pupilas. Ainda assim, os testes sobre a atividade cerebral do paciente mostraram que o órgão pensante continuou funcionando de modo parecido como quando estamos dormindo.

Bizarro

Morte

O estudo desse caso pode sugerir mudanças no protocolo médico que define a morte de uma pessoa já que, conforme o relato dos médicos canadenses, essa pessoa tinha presença de ondas cerebrais ativas mesmo sem ritmo cardíaco e pressão arterial.

Ao todo, foram observadas as ondas cerebrais de quatro pessoas declaradas mortas, e apenas uma delas teve suas atividades cerebrais continuadas mesmo após a declaração do óbito. No entanto, todas registraram comportamentos cerebrais diferentes após a morte.

Especulações

Atividade cerebral

Ainda não se sabe o propósito da atividade cerebral que foi registrada na pessoa morta, mas os médicos afirmam que é difícil acreditar que ela seja um indicativo de erro médico na hora do decreto de morte, até mesmo porque todos os sinais da pessoa e dos aparelhos que a monitoraram foram checados.

Estudos anteriores já haviam sugerido que a atividade cerebral cessa um minuto após a declaração de morte, mas essas informações foram baseadas em estudos com ratos, não com seres humanos, então é preciso mais pesquisas a respeito.

O fato é que o que acontece com a mente humana após a morte ainda é um mistério para a Ciência. De qualquer forma, é curioso imaginarmos que nossas ondas cerebrais podem permanecer ativas mesmo após o óbito, não é?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: