Cuide da sua saúde: confira 5 formas de aumentar o colesterol “bom”

25/09/2017 às 14:032 min de leitura

Pode parecer contraditório falar sobre o que fazer para aumentar o colesterol — quando parece que tudo o que ouvimos por aí são dicas de como reduzir os níveis dele! No entanto, é importante entender que o colesterol é uma lipoproteína insolúvel que viaja pela corrente sanguínea e que existem dois tipos dele: o LDL, que é mais conhecido como “colesterol ruim”, e o HDL, que, por sua vez, é o chamado “colesterol bom”.

O do primeiro tipo, o LDL, é considerado ruim devido ao fato de sua estrutura favorecer a formação de placas de gordura no interior de vasos e artérias que, além de poder gerar obstruções, torna essas estruturas menos flexíveis. O HDL, por outro lado, ajuda a remover os depósitos ocasionados pelo colesterol ruim dos vasos sanguíneos, reduzindo, dessa forma, o risco de surgimento de doenças coronarianas.

Placas de gorduraPlacas de gordura obstruindo um vaso sanguíneo (Very Well)

Só que, enquanto aumentar os níveis de colesterol ruim é pra lá de fácil e comum, elevar os índices do colesterol bom é bem mais complicado e trabalhoso, uma vez que, na grande maioria das vezes, ter o HDL alto depende de fatores genéticos. Contudo, de acordo com o pessoal da Universidade de Berkeley, existem algumas coisas que podemos fazer para dar uma mãozinha para a natureza — e você pode ver cinco delas a seguir:

1 – Não fume

Cigarro aceso(Pixabay/Ralf Kunze)

Estudos apontaram que, além de o tabagismo promover o aumento do colesterol ruim, o hábito causa a redução dos níveis de colesterol bom em, em média, cinco pontos. O pior é que esse efeito pode ser observado inclusive em fumantes passivos! Então, como se não faltassem motivos para deixar de fumar, eis mais uma razão para colocar na lista.

2 – Faça atividades aeróbicas

Homens correndo em pôr do sol(Pixabay/Skeeze)

A prática de exercícios aeróbicos — como andar de bicicleta e fazer corrida — pode ajudar a aumentar os índices de colesterol HDL. Contudo, para ter o efeito esperado, é importante fazer a atividade regularmente e com uma intensidade moderada. O bom é que, quanto mais você mexer o corpo, melhor será o resultado.

3 – Beba com moderação

Taças de vinho(Pixabay/Photo-Mix)

Calma... Não estamos dizendo que você deve deixar de beber e virar um abstêmio. Pelo contrário! Estudo apontara que o consumo moderado de bebidas alcóolicas — limitado a uma ou no máximo duas doses diárias — pode promover o aumento nos níveis do colesterol bom, além de oferecer benefícios para a saúde do coração. Mas, atenção: o consumo deve ser moderado, hein!

4 – Escolha sua dieta com inteligência

Um prato de comida na mesa(Pixabay/Boban)

Um problema das dietas pobres em gordura é que, apesar de elas promoverem o emagrecimento e a redução do colesterol ruim, elas fazem os níveis do colesterol HDL caírem também. Então, uma opção seria substituir os alimentos ricos em carboidratos por opções ricas em gorduras mono e polissaturadas (e fuja da gordura trans!) para fazer o colesterol bom subir. Mas, antes de mudar de dieta, converse com o seu médico ou com um especialista em nutrição.

5 – Se nada funcionar

Um desenho de anjo e demônio(Scientific Nutrition)

Conforme explicamos, aumentar os níveis de colesterol bom não é uma tarefa fácil e, se nenhum dos seus esforços funcionar, existem medicamentos que podem ajudar. Uma classe de fármacos são as estatinas, embora sua ação seja limitada e apenas promova elevações entre 5% e 10% nos índices, mas existem drogas cujos efeitos são mais significativos, como é o caso da niacina ou dos fibratos, que são usados no tratamento da aterosclerose. De qualquer forma, o cardiologista é a pessoa mais indicada para decidir qual é a melhor opção para cada caso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: