6 momentos em que você NÃO deveria beber água

07/03/2018 às 12:302 min de leitura

Todo mundo sabe – ou deveria saber – da importância de beber água regularmente. Se você ainda está por fora, leia este nosso artigo para saber se você está se hidratando o suficiente. Porém, até mesmo o excesso de água pode nos fazer mal, existindo algumas situações em que é preferível não tomá-la. Confira:

1. Exatamente antes de dormir

Se for para tomar alguma medicação, não tem problema, mas evite grandes quantidades de água na hora de deitar. Ela pode atrapalhar o sono, fazendo você acordar para ir ao banheiro, mas, mais grave, é o fato de que em estado de repouso nossos órgãos funcionam mais lentamente, inclusive os rins. Por isso, é comum você acordar com um inchaço mais aparente no rosto e nos membros se beber muita água antes de dormir.

cama

2. Durante um treino intenso

Enquanto você está treinando pesado, seu corpo acaba liberando muita água na forma de suor, e a temperatura corporal fica mais elevada. Naturalmente, você tende a ingerir muita água para tentar controlar isso. Porém, esse gesto pode afetar seus eletrólitos, provocando tontura, náusea e dor de cabeça. Sem contar que muito líquido no corpo sobrecarrega o coração, que já está trabalhando arduamente. Por isso, o ideal é repor o líquido depois de terminar o treino e de estar descansado.

academia

3. Caso sua urine esteja transparente

Fazer um xixi muito clarinho pode significar que você está bebendo água demais. Assim, você pode estar liberando muito sódio, algo que pode até levar a um ataque cardíaco. Ninguém quer, né?

vaso sanitário

4. Ao comer pimenta

As pimentas contém o componente chamado capsaicina, responsável pela ardência na boca. Para combater essa queimação, é ideal ingerir líquidos como o leite, que neutralizam os efeitos da capsaicina. Beber água para tentar refrescar na verdade só vai ajudar a espalhar ainda mais a substância na sua boca e no seu esôfago.

pimenta

5. Durante as refeições

A saliva contém substâncias essenciais para o começo da digestão. Ela também ajudar a combater substâncias nocivas que se acumulam nos dentes, por exemplo. Ao tomar água durante as refeições, você acaba diluindo a saliva e prejudicando a digestão.

refeição

6. Se for água do mar

A água do mar é bem ruim e ninguém em sã consciência vai querer bebê-la, porém, acidentes acontecem, né? Cuspa o máximo possível se entrar água na sua boca, já que o mar contém inúmeros micro-organismos que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Ninguém quer contrair um rotavírus em plenas férias... Outro detalhe é que o sal da água do mar pode ajudar na desidratação!  

mar

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: