Morre Nabi Tajima, a pessoa mais velha do mundo — com 117 anos de idade

23/04/2018 às 13:312 min de leitura

Nós do Mega Curioso já falamos a respeito dos supercentenários em diversas ocasiões por aqui — pessoas que passam dos 110 anos de idade. Pois a mais velha delas era Nabi Tajima, uma senhorinha nascida em Araki, no Japão, no dia 4 de agosto de 1900. Sim, caro leitor, a japonesa nasceu no século 19, o que significa que ela viveu em três séculos diferentes e era a única pessoa viva de que se tinha notícia que havia nascido naqueles tempos!

Passando o título

De acordo com Alex Horton, do site It’s Interesting, Nabi estava hospitalizada desde janeiro e acabou falecendo no último sábado, dia 21 de abril. A japonesa se tornou a pessoa mais velha do mundo — de que se tem notícia — em setembro do ano passado, depois que a jamaicana Violet Brown, que detinha o título há cinco meses, morreu, também aos 117 anos.

Nabi Tajima(It’s Interesting)

Mas, voltando a Nabi, pense no tanto de histórias que a senhorinha japonesa não tinha para contar! Afinal, ela era uma das poucas pessoas no mundo que recordava de como eram as coisas antes da Primeira Guerra Mundial! Ademais, ela já tinha 45 anos de idade quando os EUA soltaram as bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki. Incrível pensar que alguém vivenciou tudo isso e muito mais, né?

Segundo Alex, Nabi teve nove filhos — que deram a ela 160 descendentes, entre netos, bisnetos e tataranetos — e dizia que seu segredo de longevidade era dormir bem e comer coisas deliciosas. E quem herdou o título de pessoa mais velha do mundo foi outra japonesa, uma senhora Chiyo Miyako, que tem 116 anos e 356 dias.

Falando sobre supercentenários, um levantamento realizado pelo Gerontology Research Group, um grupo norte-americano de focado em pesquisas sobre gerontologia, apontou que existem 36 deles no mundo atualmente e apenas um deles é do sexo masculino. Aliás, esse supercentenário, Masazo Nonaka, de 112 anos e 272 dias, é um dos 18 japoneses que compõem a lista, e a vida longa dessa turminha está relacionada com seguir uma alimentação saudável e estar inserido em uma estrutura familiar consistente e contar com seu apoio.

Confira uma seleção de matérias relacionadas com os supercentenários:

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: