5 maneiras para voltar a dormir mais facilmente no meio da noite

18/07/2018 às 14:002 min de leitura

Dormir é parte essencial de nossas vidas. A relação das pessoas com essa atividade tão importante é bem variada: algumas dormem profundamente assim que deitam, enquanto outras custam a pegar no sono, que quase sempre é leve.

Esse período de repouso faz com que nosso corpo se recupere, tanto na parte física quanto na mental. Quando a insônia aparece ou acordamos no meio da noite, e o sono parece fugir, pode ter certeza que o dia seguinte será sofrível.

A boa notícia é que alguns hábitos podem ser criados, a fim de que o sono apareça na hora certa e proporcione aquele descanso com eficiência máxima. Praticar exercícios físicos, preferir alimentação leve à noite, evitar o uso de eletrônicos algum tempo antes de deitar... Todas essas recomendações bem conhecidas ajudam; mas, e se você acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir de jeito nenhum?

Tentando resolver o problema, o Mental Floss separou estas 5 dicas, que podem fazer a diferença entre um descanso sereno e um dia seguinte sonolento e infinito.

1. Deixe o celular longe

Quando você acorda no meio da noite e não consegue voltar a dormir, as pequenas luzes são um dos maiores obstáculos para a dificuldade. Se uma fresta na cortina já atrapalha, imagine então pegar o celular para conferir as novidades.

W. Cristopher Winter é diretor de um centro de medicina do sono, nos EUA, e explica que “dispositivos eletrônicos emitem luzes que o mantêm acordado, especialmente aqueles utilizados próximo ao rosto, como smartphones”. Além das luzes, as informações lidas podem acabar ativando um estado de alerta, que transformam uma simples dificuldade para voltar a dormir em uma noite em claro.

2. Ignore o relógio

Assim como você deve ignorar o smartphone, procure não saber que horas são. Ao descobrir o horário, você corre o risco de começar a fazer contas, se preocupando com quanto tempo ainda tem de sono e, talvez, criando um stress desnecessário. A situação pode aumentar a dificuldade de voltar a dormir ou tornar o sono bem leve nas horas seguintes.

A tentativa de dormir o quanto antes geralmente tem efeito inverso, pois ao ver que seu tempo de sono diminui a cada minuto, seu stress começa a aumentar, e a situação perfeita para insônia está armada.

3. Levante

Está rolando na cama há 20 minutos, e nada de sono? Levante e faça alguma atividade leve e relaxante, como se alongar ou ler algo simples, para que sua cabeça se esqueça que precisa dormir naquele exato momento e o sono apareça naturalmente. Essa dica é do diretor clínico do Programa de Medicina Comportamental do Sono, da Universidade da Pennsylvania, James Findley, em entrevista ao Huffington Post.

4. Faça exercícios de respiração

Um corpo tenso não conseguirá cair no sono tão cedo, então procure sempre relaxar o máximo possível durante a tentativa de pegar no sono. Respire de forma tranquila e ritmada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Segundo Erich P. Voight, da Universidade de Nova York, também é eficaz repetir mentalmente alguma frase ou palavra, como “relaxe”, no ritmo da respiração.

5. Imagine situações relaxantes

As especialistas em sono Ilene M. Rosen e Shalini Paruthi dizem que a melhor forma de adormecer novamente é imaginar situações que sejam relaxantes para você. Aqui, cada um possui sua preferência, pois o local perfeito pode ser uma praia tranquila, o gramado de um parque que você adora ou o vento batendo no seu rosto no topo de uma montanha. O segredo é se imaginar naquele momento, sentindo cada detalhe da situação.

Pode parecer difícil, mas se manter calmo e relaxado é o caminho para uma boa noite de sono revigorante, seja acordando no meio ou não.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: