9 informações que você talvez desconheça sobre as ondas de calor

19/06/2019 às 02:302 min de leitura

Como você sabe, enquanto estamos em pleno inverno aqui no Hemisfério Sulmeio fajuto, uma vez que nem tem feito tanto frio neste ano —, no Hemisfério Norte está rolando o verão. E, se você está acompanhando as notícias das últimas semanas, deve estar por dentro das altas temperaturas que vêm sendo registradas em algumas regiões. Aliás, o calor tem sido tão intenso, que o número de mortes não para de subir.

Muito calor

No Japão, por exemplo, as ondas de calor foram decretadas como desastre natural, visto que o número de pessoas hospitalizadas por problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas passa de 22 mil, e já foram registradas pelo menos 65 fatalidades. Ainda sobre mortes resultantes do calor, no Canadá, elas chegam a 70, e só em Karachi, no Paquistão, elas somaram 65 em maio.

Além disso, o calor intenso também está associado com a ocorrência de incêndios devastadores — e letais para humanos, flora e fauna! —, como o que está arrasando partes da Grécia e da Suécia — e inclusive foram registrados focos em pleno Círculo Polar Ártico! Enfim, nós aqui do Mega Curioso reunimos algumas informações sobre as ondas de calor que você talvez desconheça e elas estão listadas a seguir:

1 – De acordo com a Organização Meteorológica Mundial — OMM —, sediada em Genebra, na Suíça, as ondas de calor são definidas como períodos superiores a cinco dias consecutivos nos quais as temperaturas máximas diárias são superiores às médias em 5 °C.

2 – Também é bastante comum que nesses períodos de altas temperaturas sejam registados altos índices de umidade no ar — o que piora ainda mais a sensação de desconforto.

Dia de muito sol(The Baja Post)

3 – O termo “onda de calor” — usado no sentido atual, isto é, em referência a períodos climáticos de calor intenso — fez sua primeira aparição em Nova York e no Reino Unido em 1892.

4 – Pode parecer mentira, mas, mais pessoas morrem no mundo em decorrência das ondas de calor do que por causa de enchentes, furacões e tornados.

Altas temperaturas(Financial Tribune)

5 – Para você ter uma ideia, uma onda de calor que atingiu a Europa em 2003 ocasionou a morte de cerca de 15 mil pessoas só na França!

6 – Entre os problemas que podem ser ocasionados pelas ondas de calor estão o inchaço, desmaios, cãibras e a hipertermia — que, em casos extremos, pode levar ao colapso metabólico e à morte.

Homem sob o sol(Inhabitat)

 7 – As pessoas mais vulneráveis às ondas de calor são as crianças e os adultos acima dos 65 anos de idade.

8 – As áreas urbanas estão mais sujeitas a registrar ondas de calor, visto que a presença de edifícios, ruas e vias promove uma maior absorção da energia solar — e concentração de calor.

Homem com muito calor(DNA India)

9 – Os animais de estimação também sofrem bastante durante as ondas de calor, uma vez que seus organismos têm formas diferentes de regular a temperatura corporal. Aliás, um levantamento recente apontou que os cães, especificamente, podem morrer em apenas 6 minutos se deixados no interior de veículos em dias quentes!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: