Vila chilena só aceita moradores que retirarem o apêndice

14/09/2018 às 12:002 min de leitura

Muita gente acha que o apêndice é um troço inútil que só serve para inflamar e ser removido, mas a história não é bem assim: em 2007, foi descoberto que o órgão é uma espécie de depósito de bactérias do bem, que entram em ação quando algo ruim acontece no sistema digestório.

Então, se ele tem uma finalidade, não seria bom arrancá-lo se ele não estiver inflamado. Porém, uma pequena vila chilena exige que todos os seus moradores façam a apendicectomia, ou seja, a cirurgia de retirada do órgão, que já existe há 100 anos. Um pequeno detalhe é que essa vila chilena fica, na verdade, na Antártida!

A Villa Las Estrellas fica na remota ilha King George, a 120 km da Antártida em si. Ela é um assentamento com cerca de 80 moradores, que vivem em contêineres para se esconder do frio, que pode beirar os 50 graus Celsius negativos durante o inverno. O local é habitado principalmente por militares e seus familiares, sendo que ele fica a mais de 1 mil km de um centro cirúrgico preparado para operações de emergência.

vila las estrellas

E a retirada do apêndice sempre acontece de maneira muito rápida e emergencial. A Villa Las Estrellas até tem um hospital, mas apenas um clínico geral trabalha por lá. Para sair de avião em busca de um tratamento rápido, é preciso ter sorte com as condições climáticas, que podem atrapalhar os voos por horas – e até dias!

Assim, a exigência da retirada do apêndice é apenas uma maneira de evitar fatalidades na ilha. E não pense que o problema é só com isso, não: mesmo uma gravidez é desencorajada entre os moradores, ainda que, é claro, não seja proibida. Além do Chile, apenas a Argentina mantém militares com toda a família no Continente Gelado. Os outros 24 países com sede por lá mandam apenas pesquisadores que ficam temporariamente nesse ambiente tão inóspito.

vila las estrellas

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: