Por que é importante estar sempre bem hidratado?

19/01/2021 às 03:002 min de leitura

Beber água e se manter hidratado pode parecer uma tarefa difícil, mas é de grande importância para nosso corpo. É realmente necessária a ingestão de certa quantidade de água por dia, e manter estratégias inteligentes para que seja consumida corretamente.

Qual quantidade de água temos que tomar por dia?

A recomendação é beber 35 ml /kg de peso, então vamos lá para um exemplo bem prático e fácil, se tenho 70 kg, apenas faço uma multiplicação de 70 (peso em kg X 35ml – quantidade recomendada por kg) = 2.45l (dois litros quatrocentos e cinquenta ml de água).

A hidratação diária e sua importância
A hidratação diária e sua importância (Fonte: Freepik/Reprodução)

A importância de beber água para o organismo

A água ajuda na hidratação da pele, evita desorientações neurológicas, evita tonturas, ajuda no sistema digestivo e facilita o funcionamento do intestino, auxilia no transporte de oxigênio, mantém uma pressão arterial desejável, melhora a circulação do corpo, regula a temperatura, trabalha na diluição de toxinas para serem eliminadas pelos rins, e participa ativamente no transporte e absorção de nutrientes que são essenciais.

Se você tem dificuldades para beber água, há algumas maneiras para ajudar, como: beber água saborizada com diferentes tipos de frutas (abacaxi, laranja, morango, adicionar hortelã, gengibre, etc.), água de coco, chás e bebida isotônicas. Lembre-se que nada substitui a água!

Água Saborizada
Água Saborizada (Fonte: Freepik/Reprodução)

Cuidado com a desidratação, ela pode gerar inúmeros sintomas, como: cansaço, tontura, mau hálito, fome e ganho de peso (estar desidratado muitas vezes é confundido com fome, e assim, consequentemente acontece o ganho de peso), envelhecimento da pele, confusão, mau funcionamento do intestino ocasionando obstipação, dores de cabeça…

Para quem tem um quadro de infecção, vômito e diarreia é imprescindível que a hidratação seja feita regularmente. Para quem pratica muito exercício e perde muita água, a recomendação segue a mesma.

Como manter uma rotina para não esquecer de beber água?

Distribua bem o volume de água durante o dia, não beba tudo de uma vez, beba gradualmente, e chegando o período noturno comece a diminuir a quantidade de água. Tenha sempre uma garrafinha de água perto de você, assim facilitará para não esquecer e para que evite a preguiça de sempre ter que ir pegar. Alimentos que contenham muita água como por exemplo: melancia, pêssego, pepino, tomate, também vão ajudar na hidratação. E, para finalizar, existem aplicativos que servem como despertadores para lembrar da ingestão de água e da quantidade.

Melancia, fruta que possui muita água
Melancia, fruta que possui muita água (Fonte: Freepik/Reprodução)

***

Marcela Andrade, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: