6 comidas que podem fazer mal para seu cérebro

10/04/2021 às 09:002 min de leitura

A função do cérebro é regular a maioria das atividades corporais e mentais. Contudo, mesmo um órgão tão poderoso e importante para o corpo humano, pode ser bastante sensível aos alimentos ingeridos. Veja abaixo, quais alimentos podem fazer mal para suas funções cerebrais.

1. Bebidas com açúcar

Fonte: Rawpixel
Imagem: Rawpixel

Refrigerantes, energéticos e sucos de fruta são bebidas carregadas de açúcar, que podem causar aumento dos níveis de glicose no sangue, o que por sua vez, como informa o Healthline, pode aumentar os riscos de desenvolver demência, alzheimer e diabetes tipo 2.

2. Carboidratos refinados

Fonte: Jcomp/Freepik
Imagem: Jcomp/Freepik

Eles são encontrados em alimentos como arroz branco, açúcar refinado, farinha branca. Essas comidas são absorvidas rapidamente pelo corpo, causando altas nos níveis de glicose. Um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), detectou que uma refeição com alta quantia de carboidratos refinados prejudica a memória de crianças e adultos.

3. Gorduras trans

Imagem: iStockImagem: iStock

Presentes com frequência em alimentos processados, as gorduras trans industrializadas são vistas em alimentos como margarina, salgadinhos, biscoitos recheados e sorvetes. Conforme a Heathline, estudos mostram que consumir altas quantias da substância aumentam os riscos de desenvolver alzheimer, falta de memória, perda de volume cerebral e declínio cognitivo.

4. Alimentos ultraprocessados

Imagem: Jcomp/FreepikImagem: Jcomp/Freepik

Refeições congeladas, refrigerantes, macarrão instantâneo, fast-food, biscoitos embalados são considerados ultraprocessados por terem muitos ingredientes adicionados, como açúcar, sal, gordura e cores ou conservantes artificiais. Estudos publicados através da Universidade de Purdue e Universidade da Pensilvânia, indicam uma relação entre o consumo de ultraprocessados e o desenvolvimento da doença de alzheimer, obesidade e deficiência cognitiva.

5. Adoçantes com aspartame

Imagem: Fabio Castelo/SAÚDE é Vital
Imagem: Fabio Castelo/SAÚDE é Vital

O aspartame está presente em diversos adoçantes do mercado, além de ser usado em refrigerantes light e diet, gomas de mascar, sucos de caixa ou em pó, e chás prontos. Estudos nessa área são controversos. Alguns como o European Journal of Clinical Nutrition, indicam que os compostos do produto podem causar problemas no aprendizado e maior incidência de estresse. Por outro lado, experimentos de dose única feitos em camundongos não apontaram para resultados negativos no consumo de aspartame. 

6. Álcool

Imagem: Freepik/RawpixelImagem: Freepik/Rawpixel

Bebidas alcoólicas em moderação podem ser um bom acompanhamento na hora de comer. Contudo, conforme o estudo Alcohol and the Human Brain, a ingestão excessiva pode causar graves problemas. Os pesquisadores mostram que o uso crônico de álcool resulta em perda do volume cerebral, mudanças metabólicas e danos aos neurotransmissores.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: