Como recuperar o paladar depois da covid-19?

11/08/2021 às 06:002 min de leitura

Um sintoma bastante comum entre as pessoas que contraem a covid-19 é a perda de olfato e paladar. De acordo com os estudos feitos até agora, é possível que essas sequelas da doença possam perduram por até um ano ou sem data determinada. Por isso, recentemente algumas pessoas têm experimentado técnicas para voltar a sentir o gosto das coisas.

Afinal, qual o melhor método para recuperar o paladar depois de ter sido infectado pelo vírus Sars-CoV-2? Se você, assim como tantas outras pessoas contaminadas, deseja saber esse segredo, fique atento para os próximos parágrafos que debateremos o tema mais profundamente.

Teste de paladar

@rotina_flexivel

Estamos chocadas com esse final ##covid ##fyp ##testando

? Timber (feat. Ke$ha) - Pitbull

Em um vídeo que viralizou no TikTok nessa semana, a usuária @rotina_flexivel contou para seus seguidores que sua irmã não sentia o gosto dos alimentos desde que ficou doente. Então, ela decidiu fazer um experimento semelhante a outro vídeo que havia visto na internet.

A técnica consistia em prender uma laranja em um garfo e queimar sua casca no fogão até que a fruta ficasse inteiramente preta. Depois, a laranja seria cortada e o miolo colado em uma tigela. Por fim, a gororoba seria complementada com uma colher de açúcar mascavo (ou mel) para tentar despertar as papilas gustativas da cobaia.

Mas como isso ajudaria na recuperação? De acordo com os especialistas, alimentos que estimulem a secreção salivar, principalmente os cítricos, ajudam a estimular os receptores gustativos por mais tempo. Ao fazer isso, a pessoa aumentaria a produção de saliva, que por sua vez é essencial para diluir o aroma dos alimentos e aumentar a aceitação do corpo no ato de engolir.

Sequelas da covid-19

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Segundo um estudo feito pela Academia Americana de Otorrinolaringologia no início de 2021, cerca de 86% das pessoas que desenvolvem a covid-19 sofrem de anosmia nas semanas subsequentes — que é quando ocorre perda de olfato e, consequentemente de paladar.

Quando comparado com um resfriado comum, a covid-19 gera uma grande diminuição da capacidade de detectar sabores amargos e doces por afetar diretamente os receptores de sabor. Porém, ainda não existe nenhuma determinação quanto ao tempo que esse sintoma pode durar. 

Outra maneira possível de testar o paladar caso você esteja com esse problema é adicionar umami na sua dieta. Esse é o chamado quinto sabor básico do paladar humano e foi reconhecido cientificamente em 2000, quando foi constatado que temos receptores específicos para reconhecê-lo. As principais substâncias com umami são o aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: