Por que o calor nos deixa mais cansados?

15/09/2021 às 06:252 min de leitura

Você já sentiu que estava mais cansado em dias que o sol estava muito forte? Passar um dia nadando na praia, praticando futevôlei ou qualquer outra atividade física pode te deixar exausto, mas o simples fato de ficar parado no calor é capaz de fazer você ficar extremamente sonolento no final do dia.

Mas por que o nosso corpo fica tão cansado assim mesmo se não tiver feito basicamente nada? Ao contrário do que pensamos, esses tipos de dia exigem muito do nosso organismo e são extremamente trabalhosos para o nosso bem-estar. Por isso, precisamos entender qual é o efeito do calor em nosso corpo.

Regulando a temperatura

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Quando estamos deitados debaixo do sol escaldante, podemos até pensar que nosso corpo está repousando. Porém, a realidade é que o organismo humano trabalha o tempo todo para regular a temperatura interna — isso se agrava em dias com temperaturas muito altas.

A principal forma do corpo se resfriar é por meio do dilatamento dos vasos sanguíneos, o que também pode ser simplesmente chamado de vasodilatação. Esse processo não só ajuda a aumentar o fluxo de sangue pelas veias, mas também faz que ele fique mais próximo da pele. 

Isso faz o sangue conseguir liberar uma boa quantidade de calor através dos nossos poros e causar uma coloração avermelhada em nossa pele. Por essa razão, as pessoas, sobretudo aquelas de pele muito branca, ficam coradas quando sentem muito calor.

Efeito da transpiração

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Outro fato comum que acontece com quem está sentindo muito calor é transpirar. O suor, conhecido por ser o melhor mecanismo de resfriamento do corpo humano, também consome bastante energia do nosso corpo. Durante o período em que estamos suando, nossa frequência cardíaca sobe e aumentamos nossa taxa metabólica.

Isso significa que estaremos queimando muita energia e ao mesmo tempo perdendo bastante líquido corporal, potencialmente deixando o corpo desidratado. Nesse processo, perdemos sais e eletrólitos essenciais, como potássio, cálcio e magnésio, o que também fará você sentir exaustão.

Para evitar sentir esse cansaço excessivo, algumas dicas práticas são permanecer em lugares com sombra durante dias ensolarados; tomar duchas geladas; permanecer hidratado ao longo do dia. Além disso, frutas e vegetais podem ser ótimos contribuintes para você recuperar os sais e minerais perdidos. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: