Você provavelmente troca de toalha de banho menos do que deveria

25/01/2018 às 05:001 min de leitura

Tão importante quanto tomar banho e mandar para longe bactérias e células mortas é fundamental manter sua higiene em outros aspectos também, como no que diz respeito à frequência com a qual você lava sua toalha de banho.

Esse pedaço de pano felpudo é, na verdade, um recanto de bactérias, fungos, células mortas e, inclusive, secreções anais e urinárias – pois é. Basicamente, a cada vez que você toma banho e sai limpinho e cheiroso, seu corpo passa a ser envolto em um pano que esconde todas essas coisinhas nojentas.

A verdade é que toalhas de banho são um ambiente ideal para a proliferação de bactérias, afinal elas são úmidas, quentes e têm PH neutro. Além de uma “casinha” ideal, as bactérias acabam se alimentando das células que estão nesses tecidos – ou seja: toalhas são ótimas casas e restaurantes para microrganismos.

Como lidar?

A boa notícia nessa história indigesta é que esses micróbios não nos fazem mal, até mesmo porque são provenientes do nosso próprio corpo. O que não é bacana é dividir toalhas de banho com outra pessoa, porque aí acabamos “roubando” bactérias alheias e fazendo com que nosso corpo seja obrigado a conviver com microrganismos com os quais ele não está acostumado, como o staphylococcus, que pode nos causar irritações de pele, espinhas e infecções.

Nesta altura do campeonato, fica a pergunta que não quer calar: quantas vezes devemos trocar de toalha de banho, então? Bem... A resposta talvez cause espanto e faça você perceber que não está sendo higiênico o suficiente, mas o ideal, querido leitor, é que você troque a peça depois de usá-la no máximo três vezes, e isso só serve se a sua ela tiver secado completamente entre os usos. Toalhas úmidas estão entupidas de microrganismos – não enxugue seu corpo com elas.

*Publicado em 14/2/2017

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: