Saiba diferenciar um resfriado de uma simples alergia

18/06/2012 às 13:492 min de leitura

(Fonte da imagem: Shuttersotck)

Com o inverno se aproximando e as temperaturas caindo, é normal que muitas pessoas fiquem resfriadas ou acordem com a garganta irritada e o nariz escorrendo. Mas você sabe dizer se isso é uma simples alergia ou se já é um resfriado? Se a resposta é “não”, leia mais um pouquinho e veja como resolver o seu problema.

Alergias

(Fonte da imagem: Shutterstock)

A alergia pode ser causada de diversas maneiras diferentes, como o contato com a poeira acumulada nos cobertores, o ar viciado da casa fechada (que carrega vários tipos de substâncias e organismos invisíveis) e até mesmo o tecido usado nas suas roupas mais quentes.

Os sintomas são muito parecidos com os de um resfriado. Normalmente, a pessoa sente os olhos irritados ou lacrimejando, nariz escorrendo ou entupido, garganta irritada e os ouvidos entupidos. Mas, ao se afastar por alguns minutos da fonte de alergia, essas sensações acabam ou ficam bem mais leves.

Se você acorda com a garganta irritada e depois de levantar ela melhora, isso tende a ser uma alergia passageira. A solução é lavar os seus cobertores, deixar a casa arejada durante o dia ou tomar um antialérgico (mas, para isso, consulte um médico). Os tratamentos são inúmeros, tudo depende de qual é a sua alergia.

Resfriados

(Fonte da imagem: Shutterstock)

O resfriado é uma infecção leve e frequente, causada por um tipo vírus. Por isso, se ele não for minimamente tratado, pode evoluir para uma doença mais séria, como uma gripe ou até mesmo pneumonia causada por bactérias.

Os sintomas são semelhantes aos de uma alergia, mas com um grau de seriedade maior. Eles também podem ser acompanhados de febre, garganta inflamada e dores de ouvido. Além disso, o resfriado deixa a pessoa cansada e pode durar até dez dias.

Para um tratamento correto, é necessário consultar um médico. Ele vai tomar as medidas necessárias para tratar os sintomas, o que deixa o organismo na condição certa para a cura. Entre os conselhos mais comuns estão a grande ingestão de água e sucos, gargarejo com água morna salgada e o uso de sprays para desentupir o nariz.

....

Com esses conselhos, esperamos que você passe pelo inverno de maneira mais cômoda. Mas lembre-se: não tome remédios por conta própria, é sempre necessário consultar um médico para manter a saúde em dia.

Fontes: ABC News, ABC da Saúde e Medicinenet

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: