Por que sentimos coceira quando levamos uma picada de pernilongo?

07/06/2019 às 08:022 min de leitura

Vai dizer que nunca aconteceu de, em uma noite quente de verão, enquanto você dormia com as janelas escancaradas, um pernilongo esfomeado fazer a festa e encher você de picadas? Mas, afinal, por que é que, além de sugarem o nosso sangue, esses malditos insetos nos deixam morrendo de coceira?

Segundo o site Today I Found Out, o que acontece é que quando os pernilongos fêmea perfuram a nossa pele — usando uma estrutura chamada probóscide — para sugar o sangue, eles também nos injetam com uma pequenina quantidade de saliva. Essa substância contém vários anticoagulantes e enzimas em sua composição que ajudam os insetos a sugar o sangue com mais facilidade.

Coça, coça

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

No entanto, depois que os pernilongos estão satisfeitos — ou quando são espantados — e vão embora, o nosso sistema imunológico reage à saliva deixada pela picada, produzindo anticorpos que atacam os antígenos presentes nessa substância. Essa resposta provoca a liberação de histamina que, por sua vez, desencadeia uma reação inflamatória.

A liberação de histamina também ajuda os glóbulos brancos e outras proteínas a combater os “invasores” no nosso organismo, fazendo com que os capilares dessas estruturas se tornem mais permeáveis. Dessa forma, a histamina faz com que os vasos sanguíneos mais próximos da região afetada fiquem inchados, dando origem à picada rosada e irritada que nos mata de coceira.

Irresistível

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Apesar de ser praticamente impossível resistir ao impulso de cravar as unhas na picada e coçar e coçar, isso só piora a situação. O ato provoca ainda mais irritação e inflamação na área afetada, fazendo com que o sistema imunológico “pense” que mais anticorpos são necessários para combater os agentes inimigos. Portanto, quanto mais nos coçamos, mais inchada a região fica, aumentando ainda mais a coceira que, por sua vez, também vai durar por mais tempo.

O sangue, aliás, não serve apenas de banquete para os pernilongos! Apenas as fêmeas são “sanguinárias” — os machos não nos atacam —, e elas usam essa substância para produzir os ovos que, como você sabe, vão dar origem a mais pernilonguinhos malditos que vão atrapalhar as nossas noites de sono! 

*Publicado originalmente em 22/03/14

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: