Qual o jeito certo para descobrir se você está em forma ou não?

04/06/2015 às 03:062 min de leitura

Como você costuma saber se ganhou alguns quilinhos?  Se você respondeu na balança, saiba que isso já não está tão na moda assim. Atualmente, as pessoas estão adotando técnicas mais rudimentares: experimentar suas antigas roupas favoritas, por exemplo. Afinal, se aquela calça de quando você tinha 16 anos não cabe mais, é melhor fechar a boca!

Na pesquisa divulgada pelo Dailymail, cerca de 36% dos indivíduos questionados confiam no caimento das vestes, enquanto outros 26% optam pela balança. Em geral, as mulheres preferem o primeiro método e costumam experimentar os jeans para avaliar as mudanças corpóreas.

Por sua vez, apenas cerca de um quarto dos homens (26%) acredita nesse método, comparado aos 28% que ainda adotam a balança. A pesquisa feita pelo Slimming World and Cancer Research, no Reino Unido, também descobriu que 19% das pessoas apenas utilizam o espelho, crendo em seu reflexo como único indicador de ganho de peso.

O nutricionista e personal trainer Jack Braniff informa que o modo como suas calças vestem e os números da balança possuem papeis muito diferentes no controle de peso. Segundo ele, se o seu objetivo é perder alguns quilinhos, se pesar é uma boa maneira de descobrir como anda o processo.

Todavia, outros fatores como porcentagem de gordura no corpo, medidas e caimento das roupas também são relevantes, pois é isso com que as pessoas mais se preocupam hoje em dia.  

“Ninguém quer saber de perder peso, o que importa é parecer bem. E usar a balança como única forma de medir o sucesso não representa exatamente como você está se saindo. Ela não te diz o quanto está mais esbelto, forte ou saudável, nem se ficou melhor após algumas aulas de academia. Na verdade, ela pode até acabar te desmotivando”, defende o personal.

De acordo com Braniff, os indivíduos deveriam se perguntar por que estão entrando em forma, adotando assim uma abordagem mais holística sobre o assunto. Você se sente mais magro, forte ou confiante? Como está o caimento de seus jeans favoritos? No final, é realmente isso o que conta.

Cabendo nas calças

Para chegar ao resultado da pesquisa, foram questionadas 2 mil pessoas. Os analistas também descobriram que uma a cada dez mulheres preferiam não comprar uma peça de roupa do que aceitar que vestiam um número maior, dizendo que optariam por deixá-la de lado em vez de usar algo maior do que o normal.

Desse valor, 81% informaram que se sentiriam mal consigo mesmo se tivessem que adquirir uma roupa de tamanho mais largo. Entretanto, os entrevistados também não gostariam de usar vestes muito apertadas, dando importância principalmente para o conforto.

Jenny Barber, nutricionista da Slimming World, defende que essa pesquisa aponta o quanto se sentir bem com suas roupas prediletas está relacionado com como nos sentimos com a nossa aparência. “A sociedade coloca muita pressão para que todos se pareçam de certa forma, sendo fácil acreditar que nós não correspondemos a esses padrões”.

“Todavia, o que importa mesmo é perder peso de uma maneira saudável e desenvolver a autoestima de um jeito sadio. Tudo se resume a criar novos hábitos para o corpo, a mente e a vida”, conclui.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: