Esqueça a academia! A moda agora é congelar gordura para perder peso

26/06/2015 às 09:182 min de leitura

Nada de coquetéis mágicos ou de sessões milagrosas de malhação para perder peso: a moda agora é congelar gordura e deixar com que ela seja “eliminada naturalmente pelo corpo". Sob o nome de CoolSculpting, o ousado procedimento resfria as células à temperatura de -7ºC, o que evita lesões na pele e músculos.

Explicamos: quando congelada, a gordura é convertida em triglicerídeos pelas células brancas do sangue. A substância é então metabolizada e eliminada pelo corpo da pessoa, “naturalmente”. Se remover de 20% a 25% de gordura da área tratada sem esforço algum parece conto de fadas, saiba que o CoolSculpting conta com aprovação por parte da Administração de Drogas e Alimentos dos EUA, órgão responsável por validar procedimentos estéticos do gênero.

E a sessão de congelamento funciona de modo bastante simples: primeiro, um pad com gel é colocado sobre a área onde a gordura se concentra. A queda de temperatura é então gerenciada pelo aparelho de nome Zeltiq de modo a evitar danos na pele e músculos. “Temos 17 máquinas e já fizemos mais de 15 mil tratamentos”, diz Grant Stevens, diretor do Centro de Cirurgia Plástica de Marina, na Califórnia.

O método tem se popularizado mundo afora e, desde 2010, pelo menos 1,5 milhão de sessões já foram feitas (cada uma custa de US$ 400 a US$ 1.800). “O tratamento não é uma panaceia para a redução de gordura, mas a tecnologia é mesmo interessante”, observa Frank Lisa, fundador da Clínica de Cirurgia Plástica de Toronto – vale lembrar que uma técnica semelhante de resfriamento é usada já há algum tempo para o tratamento de câncer; o CoolSculpting, assim, é um tipo de adaptação.

É assim que a área tratada se parece após o congelamento. O efeito é passageiro.

Há, é claro, bastante ceticismo para com o CoolSculpting -- os médicos não sabem ao certo, por exemplo, como os triglicerídeos são de fato eliminados pelo corpo. Ainda assim, a remoção de gordura sem uma única gota de suor tem se mostrado uma opção atrativa a quem foge de procedimentos invasivos, como cirurgias, ou penosos, como a corrida por horas a fio sobre a borracha de uma esteira.

Via Em Resumo.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: