Curtir o nascer ou o pôr do sol ajuda a melhorar a saúde e a emagrecer

23/05/2017 às 04:023 min de leitura

Quem visita o Arpoador, no Rio de Janeiro, fica encantado com a paisagem – tanto que é um dos lugares favoritos para quem quer assistir ao pôr do sol na cidade. Muitas pessoas, inclusive, batem palmas quando isso acontece. Apesar de outras acharem isso uma tolice e algo extremamente brega, a ciência vê inúmeros benefícios para quem aprecia o astro nascendo ou se pondo no horizonte.

Vejamos: a vida é tão corrida, cheia de problemas e com muitas notícias ruins. Reservar uma parte do seu dia para apenas relaxar enquanto olha uma paisagem bonita tem um efeito extremamente revigorante no seu corpo. Esses são os momentos ideais para você meditar e se concentrar apenas em boas energias.

Nascer e pôr do sol são os melhores momentos para recarregar as energias

A meditação

Estresse e agitação são características comuns nos tempos de hoje. Quem é que não vive sob uma pressão absurda? Aguentar a barra é bastante complicado... Por isso, quando você consegue um tempo para fazer uma autoanálise, isso tem inúmeros efeitos em seu corpo.

E não pense que só porque você nunca fez meditação você não será capaz de ser beneficiado com a prática. Existem inúmeras técnicas para relaxamento, algumas com apetrechos, posições corporais ou chás relaxantes. Porém, você pode simplesmente começar dando um tempo para sua cabeça e procurando uma posição confortável para descansar o corpo – e tem coisa melhor do que fazer isso com uma bela paisagem?

Meditar na natureza: tem coisa melhor?

Depois que achar sua posição ideal, comece respirando normalmente. Depois de um tempo, respire profundamente de três a quatro vezes, concentrando-se no ar que entra em seus pulmões – se pensamentos vierem à tona, ignore-os. A hora é de você entrar em contato com a paz de espírito que você também merece.

O tempo de meditação é você quem vai definir. Não existe uma fórmula mágica! Apenas deixe a situação fluir, aproveite o momento e se concentre em seu corpo. Claro que no começo você vai achar tudo muito estranho, mas te fará um bem danado! A frequência de meditação também depende do seu ritmo de vida e de quanto você acha que ela será necessária para te colocar nos trilhos novamente.

Reassuma o controle do seu estado emocional

Os benefícios de caminhar pela natureza

Você já notou como a vida no campo é mais pacata? A natureza e seus sons relaxantes têm papel fundamental nisso. Estudos indicam, por exemplo, que quem mora nas cidades tem até 20% a mais de chances de desenvolver transtornos de ansiedade e 40% a mais de mudanças repentinas de humor. E por que tomar remédios se você pode aliviar tudo isso com um passeio no parque?

O contato com a natureza ajuda muito! Estudos indicam que 90 minutos de caminhadas no parque já diminuem significativamente a atividade cerebral responsável pela depressão. Em outras palavras: encare que sair da cama e do sofá para uma caminhada na praia ou na floresta fará sua mente ficar mais livre de pensamentos negativos.

Livre-se dos pensamentos ruins!

Caminhar de manhã ajuda a emagrecer

E, se você ainda não está convencido dos benefícios de curtir a natureza, aqui vai a cartada final: caminhar nas primeiras horas da manhã ajuda o seu corpo a se livrar daqueles quilinhos a mais! E como a obesidade está relacionada a inúmeras doenças, está mais do que na hora de você começar a adotar essa prática.

Um estudo da Universidade de Northwestern, nos EUA, mostra que é muito mais saudável manter seu corpo acostumado com o ciclo solar, ou seja, dormir tranquilo à noite e se exercitar durante o dia. Os pesquisadores descobriram que quanto mais cedo a pessoa se expõe aos raios solares, mais magras elas são!

A conclusão foi de que a luz do sol ajuda a regular o metabolismo do seu corpo. É como se você adaptasse o seu relógio biológico ao relógio solar: quanto mais em sintonia eles estiverem, melhor será a sua saúde. Além disso, o horário matinal é o ideal para metabolizar a vitamina D em seu corpo, além da melatonina, que auxilia o seu ciclo circardiano a entrar ainda mais nos eixos. Legal, né?

Primeiros raios solares ajudam na regulação do sono e na perda de peso

*Publicado em 19/11/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: