7 dicas importantíssimas para você melhorar a saúde dos seus olhos

02/08/2019 às 04:002 min de leitura

Cuidar da visão é um hábito que devemos ter todos os dias. Sua saúde ocular tem relação direta com seu estilo de vida e com a maneira como você encara o seu próprio corpo. É preciso vê-lo como uma máquina completa e não deixar para tratar dos problemas apenas quando eles surgiram. Já diz o velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

Então, anote estas 7 dicas de ouro para você ter uma visão perfeita até ficar bem velhinho:

1. Controle o seu peso

A obesidade leva as pessoas a ter um risco maior de desenvolver diabetes do tipo 2, que pode fazer surgir a retinopatia diabética – principal causa da cegueira em pessoas com menos de 65 anos. Portanto, tenha controle sobre seu peso e mantenha uma alimentação saudável para que sua visão não seja prejudicada pelos quilinhos a mais.

2. Coma mais peixes

Você já deve ter ouvido falar que os peixes são ricos em ômega-3. Um de seus principais benefícios é reduzir o risco de DMRI – a Degeneração Macular Relacionada à Idade. Sardinha, salmão, atum e arenque são excelentes alimentos com esse ácido graxo extremamente importante para a nossa saúde visual.

3. Faça exercício

Essa é uma dica universal: além de benefícios para seu sistema circulatório, suas articulações e seus músculos, a prática de exercícios também é ótima para a sua visão. Isso porque ela vai reduzir a pressão no seu olho em caso de glaucoma e diminuir o risco de você desenvolver a DMRI.

4. Relaxe

Todo mundo sabe que o estresse é um dos principais causadores de problemas no coração. O aumento da pressão arterial causado pelo estresse também tem influência direta no aumento da pressão ocular. Então, já sabe: procure atividades para ficar mais calmo, como meditação, caminhadas, passeios com o seu cão ou até mesmo hobbies relaxantes.

5. Alimente-se bem

Solte o Popeye que existe dentro de você e coma bastante espinafre! O alimento é rico em antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, que diminuem os riscos de doença nos olhos. Outras opções para isso são alimentos verdes (como a couve), ovos, tangerinas, damascos, semente de linhaça e nozes.

6. Pare de fumar

Todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde. Além de problemas respiratórios e cardíacos, o cigarro é prejudicial aos olhos. Quem fuma pode desenvolver catarata muito precocemente, além de aumentar os riscos de ter DMRI e outras doenças oculares. Ou seja, largue esse veneno quanto antes!

7. Proteja seus olhos

Os raios ultravioletas podem acelerar o desenvolvimento da catarata e aumentar o risco de DMRI – sem contar que a exposição direta ao sol pode até mesmo queimar sua córnea e sua conjuntiva. Então, não tenha vergonha de usar bonés e chapéus de abas largas, além de comprar um bom óculos de sol com proteção UV.

*Publicado em 8/12/2015

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: