7 doenças incomuns que já apareceram aqui no Mega Curioso

16/02/2016 às 13:312 min de leitura

Nós, aqui do Mega Curioso, já falamos a respeito de uma porção de síndromes e distúrbios bem inusitados e hoje decidimos reunir alguns dos mais estranhos nesta pequena lista para você conferir. Aliás, caso você queira saber mais sobre as doenças abaixo, basta clicar sobre os links para acessar as matérias que postamos sobre elas. Veja:

1 – Progeria

Também conhecida como Síndrome de Hutchinson-Gilford, a progeria é uma rara doença genética que se caracteriza pelo envelhecimento 10 vezes mais rápido do que o normal. Ela afeta uma em cada 8 milhões de crianças no mundo e é muito difícil que os pacientes cheguem à adolescência.

2 – Síndrome de Cotard

As pessoas acometidas por esse curioso — e raro — distúrbio mental se convencem de que estão morrendo ou até de que já faleceram. Além disso, é comum que os afetados acreditem que seus órgãos internos estão podres ou apodrecendo.

3 – Hipertricose

Conhecida pelo nome popular de “Síndrome do Lobisomem”, a hipertricose é uma condição genética que provoca o crescimento excessivo de pelos pelo corpo, que nascem muito mais grossos do que o comum e se tornam mais visíveis em áreas do corpo, especialmente no rosto.

4 – Pica

Não, o nome do distúrbio acima não é uma piada e se trata de uma condição bem séria. Ela faz com que os afetados sintam um desejo incontrolável de consumir itens que não são alimentos — e, muitas vezes, nem sequer comestíveis —, como pedras, madeira, tecidos, tinturas, metais, esponjas etc.

5 – Síndrome de Todd

Outro nome para o transtorno mental acima é “Síndrome de Alice no País das Maravilhas”, e os pacientes que são diagnosticados com ele frequentemente sentem alterações na imagem corporal e notam distorções de tamanho, formato e massa, sem falar que, muitas vezes, eles percebem variações em sua posição no espaço — assim como acontece com a Alice da história.

6 – Porfiria

Imagine um cara que sofra de sensibilidade extrema à luz solar, sensibilidade na pele, insônia, tenha necessidade fisiológica por uma determinada proteína presente nos glóbulos vermelhos e apresenta comportamento bizarro, muitas vezes violento. Seria ele um vampiro? Na verdade, é provável que o sujeito sofra de alguma porfiria, um grupo de doenças genéticas que afetam a síntese do heme, ou seja, o pigmento que dá a cor vermelha ao sangue.

7 – Pele azul

Na verdade, existem duas condições que podem levar um ser humano a ficar com a pele azul — como a de um Smurf! Uma delas é a metahemoglobinemia, uma doença genética que faz com que a hemoglobina dos portadores não seja capaz de liberar o oxigênio corretamente no organismo. A outra é a argiria, que é provocada pela exposição à prata.

Você se lembra de mais condições de saúde incomuns que já apareceram aqui no Mega Curioso? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: