Teste-se e veja se você ainda acredita nestes 5 mitos sobre dormir

27/04/2016 às 05:512 min de leitura

1 – Dá para compensar a falta de sono da semana nos finais de semana

Só que não. Em termos de sono, não se pode fazer uma espécie de cálculo semanal. O certo mesmo é respeitar a necessidade diária de sono, e não pensar que acordar ao meio-dia nos sábados e domingos vai resolver o curto período que você dorme durante a semana.

“Quando você dorme pouco, você está prejudicado. Ponto”, diz o pesquisador Pete Bils, que afirma, ainda, que deixar para dormir bastante nos finais de semana é uma estratégia ruim. Para ele, o ideal é dormir entre 7 e 8 horas todas as noites. Dormir pouco bagunça o nosso ritmo circadiano, que é responsável por manter nosso corpo trabalhando normalmente.

Dormir pouco é um péssimo negócio

2 – Dormir com a TV ligada nos ajuda a pegar no sono

Para Bils, deixar a TV ligada na hora de dormir é um erro de três formas diferentes: primeiro, muitas pessoas acabam assistindo àquele programa que começou e parece imperdível, o que adia o sono; segundo, o conteúdo do programa pode deixar a pessoa pensativa, com dificuldade de pegar no sono; por fim, a iluminação do aparelho é um péssimo negócio, pois, de novo, interfere no funcionamento do ritmo circadiano. Ou seja: desliga essa televisão!

Desliga essa TV!

3 – Durmo melhor com meu animal de estimação

É fofo, a gente sabe, dormir com seu gatinho ou com o dog ao lado, mas a verdade é que seu bichinho é um ser vivo que se mexe durante a noite e acaba atrapalhando o seu sono. Bils explica que inúmeros testes já foram feitos nesse sentido, em instituições que estudam a qualidade do sono, e a triste realidade é que dormir sem seu bichinho na cama é a melhor saída para uma boa noite de sono.

=(

4 – Posso tomar café à noite e dormir bem, pois a cafeína não me afeta

Ok, você pode até ter a impressão de ser imune à cafeína, mas não é bem assim. Pode até ser que você durma após aquela xícara de café à noite, mas Bils nos lembra de que estamos falando não apenas em dormir, mas em ter um sono de qualidade, coisa que não acontece quando tem cafeína na sua corrente sanguínea.

A triste verdade é que a cafeína afeta sua capacidade de cair em sono profundo, então você pode até estar dormindo, tecnicamente, mas seu corpo não está se restaurando do modo que deveria. Achou ruim? Então espere que piora: a mesma coisa acontece com bebidas alcoólicas.

Nada de café!

5 – Tirar cochilos não é uma boa ideia

Claro que é! Finalmente uma boa notícia nesta lista. A verdade é que, se você puder tirar um cochilo durante seu horário de almoço, vai se sentir bem mais disposto durante o dia. Cochilo não é só coisa de criança, não! Dormir um pouquinho depois do almoço, como sabiamente já fazem os espanhóis, é uma prática que vai deixar você mais cheio de energia, produtivo, criativo e, inclusive, feliz.

Que nos perdoem os insones, mas cochilar é fundamental

***

Você tem alguma dica para dormir bem? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: