17 dicas para quem quer começar a se maquiar e não quer gastar muito

24/05/2016 às 07:504 min de leitura

Quando eu comecei a me interessar por maquiagem – mais ou menos quando os dinossauros dominavam a Terra –, não existia nenhuma blogueira fazendo tutorial de como passar delineador de gatinho sem borrar.

As ideias da época vinham das revistinhas da Avon – de onde comprávamos muito gloss – e das fotos das revistas adolescentes, como a Capricho e a Atrevida. Mas também não era nada fácil achar sombras coloridas como as que eu queria.

Se você está beirando os 30, como eu, vai se lembrar destes brilhos labiais

Se hoje as possibilidades são infinitas para quem quer entrar de cabeça nesse mundo, a chance de se perder e acabar arrependido – gastando o salário com coisas que, definitivamente, você não vai usar –, é grande.

Por isso, antes de sair por aí querendo comprar tudo o que as blogueiras  indicam (de livre e espontânea pressão), chegue aqui e pegue umas dicas:

1. Se o seu arsenal de maquiagens se resume a um rímel e um pó compacto, vamos com muita calma. Por mais tentador que seja, você precisa pensar em quais situações vai realmente usar maquiagem.

2. Não adianta comprar um estojo com 225 cores se você não sabe como usá-las e se restringe ao pretinho básico. Elas vão vencer (sim, maquiagem tem data de validade) e você terá jogado dinheiro fora.

3. Para uma primeira compra, você precisa separar as áreas do rosto (pele, olhos, boca, e por aí vai) e pensar nos pincéis. Acredite, eles fazem toda a diferença! Mas não precisa esperar o seu 13º para comprar aquele estojo internacional: existem muitas marcas nacionais de qualidade por preços acessíveis.

Não esqueça de limpar bem os pincéis, ok?

4. Se estiver disposta a comprar todos juntos, o ideal é ter um pincel para a base, um para o pó, um para a sombra, um para o blush e um para os lábios.

5. A pele costuma ser mais complicada, já que pode ser seca ou oleosa, ter cicatrizes ou grandes olheiras. Por isso, teste! Base, corretivo e pó compacto são o alicerce de uma boa maquiagem. Você, definitivamente, não quer sair por aí com o rosto manchado.

Nada de tentar fazer o tal "contorno" logo de início

6. Normalmente, a parte mais tentadora em uma loja costuma ser a das sombras. O motivo é bem simples: existem milhares de cores e possibilidades. De início, você vai se perder e pode não compreender a diferença entre sombras compactas e em pó. Já deixo a minha dica: sombras em pó são um pouco mais difíceis de serem usadas e você pode entrar em pânico quando partículas pretas caírem em todo o seu rosto e te transformarem em um carvoeiro.

Para uma sombra matadora: compre um fixador

7. No entanto, existem algumas técnicas para combater esse mal: você pode comprar um pó solto bem barato e colocar uma grossa – bem generosa mesmo – camada embaixo dos seus olhos. Na hora, parece estranho, mas quando você terminar de usar a sua sombra preta, é só pegar o pincel de pó e retirar toda aquela camada. Assim, as sujeirinhas ficam longe da sua base.

Pode parecer estranho, mas vai te salvar

8. De início, compre cores básicas: preto e marrom, além de uma sombra iluminadora.

Iluminador é indispensável!

9. Delineador é complicado? Sem dúvidas, mas nada que um pouco de treino não resolva. O primeiro passo é escolher um tipo: pode parecer que não, mas quanto mais fino o pincel, mais fácil é a aplicação. A explicação é simples: com ele você consegue fazer com que o traço do cantinho interno do olho fique fino, além de fazer aquele puxado matador do gatinho.

10. No início você vai tremer, vai borrar e nunca vai deixar os dois olhos iguais. Por isso, nunca deixe para testar as suas habilidades meia hora antes daquela festa importante. Use aquele domingo entediante para isso.

Demora, mas o resultado é incrível

11. Aqui vai uma dica que eu aprendi quando fiz um curso de maquiagem: comece do meio do olho para fora – já que o primeiro traçado costuma sair mais grosso. Você pode fazer só até terminar o olho e depois arriscar o “puxadinho”. Terminando esta etapa, você puxa o pincel do centro para a parte interna. É agora que o traço tem que ser mais fino.

12. Ficou um pouco tremido? Nada de chorar e tirar tudo! Use um cotonete com um pouquinho de demaquilante ou mesmo sabonete líquido para deixar a linha certa.

Se você não acertou de primeira, sem problemas! O cotonete pode resolver

13. Lembre-se que você ainda vai passar camadas e mais camadas de rímel e, acredite, ele vai disfarçar um pouco se a linha estiver um tantinho torta.

14. Na hora de passar a sombra, você também vai precisar de treino. Reta ou arredondada? Você vai ter que testar de acordo com o seu formato de olho. Caso queira fazer aquela sombra bem retinha na lateral, use um esparadrapo! É só colar nas laterais dos olhos, pintar por cima e depois arrancar. Voilá!

Quando usar mais de uma sombra, misture bem a divisão entre as duas para formar um degradê

15. Para um efeito mais natural, sempre esfume. Se você passou uma sombra escura, pegue um pouquinho do iluminador e passe entre o fim da sombra e a sua pele – isto vai garantir que a divisão fique suave.

Esfume para garantir um resultado mais natural

16. Você acha lindo batom vermelho, mas tem medo de borrar? Prefira aplicar com um pincel fino: vá contornando os lábios e depois os preencha com o batom. Agora, um truque que vai fazer toda a diferença: se você não curte a boca tão delineada ou se ficou um pouco tremido, pegue um cotonete e passe de leve em todo o contorno. Assim como a dica de esfumar os olhos, este vai deixar a divisão mais natural e uniformizar o contorno.

Se quiser uma cor mais suave, passe o seu dedo no batom e aplique com leves batidas nos lábios

17. Tome extremo cuidado com o blush! Você não vai querer sair por aí com cara de palhaço, não é? Procure não comprar nada extremo, nem muito rosa nem muito marrom. Na hora de aplicar, delicadeza!

Todos estes passos podem parecer complicados, mas com a prática você faz tudo isso em 15 minutos! Não se prenda a tutoriais complicados nem ache que “aquele” produto vai fazer milagres. De nada adianta ter algo caro se você não souber como utilizá-lo, e ele logo vai ficar esquecido na sua gaveta.

Pronto, agora seja diva por aí

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: