Confira quem são os melhores e piores líderes de Game of Thrones

23/06/2016 às 11:337 min de leitura

Valar morghulis, caro leitor — e fã de carteirinha Game of Thrones! Se você acompanha a série, então sabe que existem vários personagens se engalfinhando por poder e pelo controle dos Sete Reinos de Westeros. Mas quais deles são bons líderes e quais deveriam se dedicar a, basicamente, não criar confusão e manter suas cabeças e entranhas em seus devidos lugares?

O pessoal do portal Business Insider decidiu criar um ranking com os melhores e piores líderes de Game of Thrones. Para isso, eles consideraram personagens que ainda estão vivos na série — e não necessariamente nos livros — e deram mais ênfase aos acontecimentos da atual temporada.

Além disso, a equipe do Business Insider examinou apenas a habilidade de liderança dos protagonistas, e não sua importância ou poder na trama, e desconsiderou figuras mais solitárias, como é o caso de Samwell Tarly, Arya Stark e Sandor Clegane. Assim, começando pelo líder menos talentoso, confira a seguir quem entrou no ranking:

35 – Tommen Baratheon

HBO

Convenhamos que, apesar de ter chegado ao Trono de Ferro, Tommen Baratheon não é o que podemos chamar de líder nato. Afinal, além de permitir que sua mãe, Cersei, e sua esposa, Margaery, fossem presas por religiosos malucos, ele caiu na conversa do Alto Pardal e, basicamente, cedeu o controle do reino a ele. Tommen devia ter ficado brincando com seu gatinho em vez de subir ao poder.

34 – Loras Tyrell

Winter is Coming

Embora fosse um valente cavaleiro — conhecido como Cavaleiro das Flores —, Loras Tyrell não resistiu ao isolamento e abuso que vem sofrendo nas mãos de seus captores e chegou a confessar entre lágrimas e soluços que desistiu de lutar por sua vida. Essa não é a postura esperada de um líder, né?

33 – Robin Arryn

Play Buzz

Mimado, desequilibrado, ligeiramente sádico e facilmente manipulável, Robin Arryn, herdeiro do Vale, tem como hobby fazer as pessoas que não o agradam “voarem” do Ninho da Águia. Ele vive em um mundo à parte e seria um péssimo dirigente.

32 – Edmure Tully

Collider

Noivo do pior casório de todos os tempos — lembra do traumático Casamento Vermelho? —, Edmure Tully passou praticamente metade das temporadas como prisioneiro dos maquiavélicos Freys. Agora que voltou a dar o ar de sua graça na série, se deixou manipular por Jaime para dominar o castelo de Correrrio e trair seu tio, Brynden “Peixe Negro” Tully, e sem apresentar qualquer resistência.

31 – Walder Rivers

Game of Thrones Wiki

Filho bastardo de Walder Frey, Walders Rivers simplesmente segue ordens — e não é muito bom em fazer isso! Resumindo: o cara é um zero à esquerda.

30 – Cersei Lannister

Fusion

Atualmente, Cersei é apenas uma sombra da mulher poderosa que vimos nas primeiras temporadas de Game of Thrones. Também pudera! Ela enfrentou diversos percalços de lá pra cá — como ser presa, ter que enfrentar a caminhada da vergonha e ver seu filho, Tommen, se voltar contra ela e acabar com suas chances de limpar seu nome por meio de um julgamento por combate.

29 – Mace Tyrell

Villains Wiki

Senhor do Jardim de Cima, Mace Tyrell é um dos lordes menos imponentes dos Sete Reinos. Afinal, ele permitiu que seus dois filhos fossem levados pelos homens do Levante da Fé Militante e, quando finalmente decidiu resgatá-los com seu exército, ficou com cara de bobo quando descobriu que Margaery — aparentemente — havia cedido sob a influência do Alto Pardal.

28 – Bran Stark

Tech Insider

Bran andou aprontando nesta temporada e foi responsável pela morte de seu mentor, o Corvo de Três Olhos, de seu lobo Summer e do adorável Hodor! Tudo porque o jovem Stark resolveu ser teimoso. Aliás, ele só está vivo graças à determinação de Meera e ao providencial reaparecimento de seu tio, Benjen.

27 – Yohn Royce

Flicks and The City

Lembra desse cara? Ele assumiu o papel de governante não oficial do Vale de Arryn, mas foi incapaz de deter Lord Petyr “Mindinho” Baelish — que chegou com um falcão para Robin e deu um chega pra lá em Yohn Royce.

26 – Varys

Game of Thrones

Não que o enigmático Lorde Varys — também conhecido como “Aranha” — não seja influente. Ele é, e muito! Mas é provável que ele seja muito mais eficiente trabalhando nos bastidores do que assumindo uma posição de liderança, você não acha?

25 – Jaqen H'ghar

Winter is Coming

Ele é um dos Homens Sem Rosto de Bravos, mas parece meio inconsistente. Afinal, depois de mandar Waif para assassinar Arya, ele demonstra não se importar com o fato da jovem Stark matar sua recruta e abandonar a seita do Deus de Muitas Faces.

24 – Theon Greyjoy

HBO

A trajetória de Theon Greyjoy ao longo da série vem sendo uma verdadeira montanha-russa! Na temporada passada, ele era apenas uma marionete nas mãos do odioso Ramsey Bolton, mas parece que está recuperando um pouco de sua antiga personalidade e inclusive fez um discurso convincente a favor de sua irmã, Yara, para que ela se tornasse rainha das Ilhas de Ferro.

23 – Margaery Tyrell

Fan Pop

Na verdade, segundo o pessoal do Business Insider, Margaery só não está melhor colocada no ranking por influência de suas circunstâncias atuais. Afinal, ela se casou com o pior líder da lista, se tornou alvo dos extremistas religiosos da série e seu irmão a abandonou para enfrentar o Alto Pardal. Mas, no fundo, Margaery é uma líder nata e certamente não deixará passar uma oportunidade que a leve de volta ao poder.

22 – Melisandre

The Telegraph

A Sacerdotisa Vermelha andou dando umas mancadas — ao fazer churrasco de Shireen, umas das personagens mais boazinhas da série, e proteger Stannis Baratheon, que ela acreditava ser o Príncipe Prometido. Mas não podemos nos esquecer de que ela trouxe Jon Snow de volta do mundo dos mortos, portanto Melisandre pode surpreender!

21 – Ellaria Sand

Play Buzz

Ellaria, como você deve se recordar, aniquilou Doran e Trystane Martell, mas está lá em Dorne, onde tem pouca influência sobre o que acontece nos demais territórios dos Sete Reinos.

20 – Walder Frey

Independent

Walder Frey é simplesmente detestável e se apoia em mentiras e chantagens, na violência e na intimidação para conseguir o que deseja — e essas não são características que encontramos em bons líderes.

19 – Kevan Lannister

Tech Insider

Irmão do finado Tywinn Lannister e, portanto, tio de Cersei, Jaime e Tyrion, Kevan perdeu seu filho Lancel para os seguidores da Fé dos Sete e, apesar de ter boas qualidades como líder, está de mãos atadas no momento, já que não pode confiar nos sobrinhos e seu primogênito pirou.

18 – Benjen Stark

The Telegraph

Infelizmente, não tivemos tempo de ver muito do que Benjen tem a oferecer ainda, mas, depois da morte do Corvo de Três Olhos, parece que ele assumirá seu lugar como mentor de Bran Stark.

17 – Davos Seaworth

Planet Minecraft

Apesar de ter um papel fundamental ajudando os Starks a reconquistarem o norte, Davos é mais um “seguidor” que um líder. Entretanto, o cara tem iniciativa e toma as rédeas quando necessário — como quando reuniu os amigos de Jon Snow para guardar seu cadáver.

16 – Olenna Tyrell

Paper Droids

Mãe de Mace e avó de Margaery e Loras, Olenna é quem comanda o “espetáculo” na Casa Tyrell. Além disso, a mulher sabe quando sair de cena — e certamente saberá quando for hora de voltar.

15 – Jaime Lannister

Bustle

Ah, as coisas que Jaime não faz por amor... Este Lannister certamente é pra lá de motivado e um líder capaz — nós o vimos liderando seus exércitos com sucesso em mais de uma ocasião. Além de ser um militar capaz, Jaime também parece ser inteligente o suficiente para saber quando deve evitar conflitos — e diferenciar quais batalhas merecem ser encaradas.

14 – Sansa Stark

MTV

Ao longo da série, nós assistimos à Sansa se transformar de “sonsa” — vai dizer que você nunca se referiu a ela dessa maneira no passado? — a uma sobrevivente forte e destemida. Apesar dos traumas que sofreu e que a deixaram desconfiada e insegura, ela é esperta, articulada e persuasiva, além de ter conseguido convencer todo mundo que podia a lutar por ela para reconquistar Winterfell.

13 – Thoros de Myr e Beric Dondarrion

Game of Thrones

A dupla lidera a Irmandade Sem Bandeiras e não teve qualquer problema em executar os membros do mal que faziam parte de seu grupo — aqueles que mataram todos os integrantes daquela comunidade religiosa que acolheu Sandor Clegane. Aliás, uma das funções dos bons líderes é manter os demais na linha e proteger seus pares.

12 – Eddison Tollett

BBC

Tollett passou de simples companheiro de Jon Snow a Comandante da Patrulha da Noite e, apesar de ser humilde e às vezes se sentir desconfortável com a nova responsabilidade, ele provavelmente provará que foi a escolha certa para o posto.

11 – Tyrion Lannister

International Business Times

Embora seja um ótimo líder, Tyrion algumas vezes peca por conta do excesso de confiança e por saber que é incrivelmente inteligente. Talvez ele seja mais eficaz mesmo como conselheiro e articulador do que como comandante.

10 – Verme Cinzento

Westeros

Comandante dos Imaculados, Verme Cinzento se transformou em um dos homens de confiança de Daenerys Targaryen e, apesar de ser meio desconfiado e caladão, tem potencial para se tornar um bom líder.

9 – Missandei

HBO

Apesar de oficialmente atuar como tradutora, Missandei foi ganhando importância ao longo da série e provou que, além de ser inteligente e ter bons instintos, possui habilidades diplomáticas.

8 – Euron Greyjoy

Pop Sugar

Tio de Theon e Yara, Euron é um vilão que entrou recentemente na trama — e chegou chegando! Ele depôs e assassinou o próprio irmão, fez um discurso inteligente que rendeu a ele o apoio dos “nascidos do ferro” e, desde então, está no comando das Ilhas de Ferro. O cara não tem muito caráter, mas é um líder eficaz e convincente.

7 – Yara Greyjoy

Bustle

Apesar de ter perdido o trono das Ilhas de Ferro para o tio — o homem meio canalha de quem falamos acima —, Yara tem um grande potencial e já provou que pode ser uma grande líder. Ela é uma popular comandante e convenceu uma frota inteira a segui-la em sua fuga de Euron.

6 – Petyr Baelish

Temptor Reviews

Como você sabe, o Mindinho é o tipo de cara que faz tudo o que for preciso para acumular poder e se proteger, mesmo que isso signifique ferir ou passar por cima dos outros. Além disso, como o próprio Petyr disse, ele quer tudo e, ao que tudo indica, está no caminho certo para realmente conseguir o que deseja.

5 – Brienne de Tarth

Forbes

Apesar de Brienne ter normalmente adotado o papel de “seguidora” — de Renly Baratheon, Catelyn Stark e, agora, de Sansa —, ela tem demonstrado ser uma boa líder. Brienne tem sido mentora de Podrick, serviu de conselheira para as meninas Stark, sempre se manteve fiel às suas promessas e, como resultado, se tornou uma admirável guerreira.

4 – Tormund

IGN

Não se deixe enganar pelos modos rudes de Tormund. Afinal, ele foi fundamental para convencer o Povo Livre a se unir e lutar com Jon Snow e a Patrulha da Noite — que, até então, eram seus inimigos. Assim, um personagem capaz de persuadir um grupo tão diverso como o dos “selvagens” tem que ter talento como líder. Muito talento.

3 – Jon Snow

Screen Rant

Apesar de sua relutância, Jon Snow sempre demonstrou ter habilidades de líder — e boas qualidades também. Ele ouve e aceita conselhos, se dedica a disciplinar seus homens (ou puni-los quando necessário), consegue manter a ordem em seu (diverso) exército e não está interessado em alcançar a glória pessoal.

2 – Daenerys Targaryen

Bustle

Não restam dúvidas de que Daenerys é uma incrível líder. Ela sabe como inspirar as pessoas, provou ser capaz de conquistar a lealdade de milhares e, para garantir, conta com a companhia não de um, mas de três dragões para chegar onde quer.

1 – Alto Pardal

Quirky Byte

Ele pode ser abominável, mas seu talento como líder é inegável. Afinal, imagine um cara que, basicamente, não era ninguém e, depois de acordar de uma ressaca e descobrir que estava desiludido com a vida, conseguiu exercer tamanha influência a ponto de controlar o governo. O Alto Pardal demonstrou ser capaz de persuadir, dominar, convencer e intimidar tanto os poderosos como os cidadãos comuns, incluindo o próprio Senhor dos Sete Reinos.

***

E você, caro leitor, concorda com o ranking dos personagens criado pelo pessoal do Business Insider? Acha que faltou alguém na lista? E sobre os primeiros colocados, você acha que eles mereceram estar nessas posições? Comente abaixo e valar dohaeris.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: