O que acontece quando o esperma entra na cavidade vaginal?

14/07/2015 às 09:522 min de leitura

Quando o assunto é sexo, muita gente gosta de dizer que sabe tudo, mas será que isso é verdade? Você sabe, por exemplo, o que acontece com o esperma depois que ele está dentro do corpo da mulher? Não? Então senta que lá vem história.

Ainda que a entrada do canal vaginal e o óvulo fiquem a apenas 15 centímetros de distância, essa jornada é bem mais complexa do que você imagina. A cada vez que um homem ejacula, aproximadamente 200 milhões de espermatozoides são liberados. Desses, apenas 2 milhões chegam até o colo do útero – o restante acaba morrendo quando entra em contato com a mucosa vaginal ou acaba, literalmente, escorrendo para fora.

Desses 2 milhões de espermatozoides, apenas 1 milhão chega até o útero em si e, a partir daí, a coisa começa a ficar cada vez mais seletiva. Apenas 10 mil células reprodutoras masculinas chegam ao topo do útero – o restante, a essa altura, é absorvido por glóbulos brancos, que são nossas células de defesa e, no corpo da mulher, começam a aparecer aos montes quando sabem que tem espermatozoide no caminho.

Agora desses 10 mil espermatozoides campeões que chegaram até o topo do útero, apenas metade disso segue o fluxo até a direção do ovário certo. O restante vai em direção ao outro ovário e, a não ser que a mulher esteja ovulando pelos dois ovários, esse é o final da jornada para esses 5 mil bravos guerreiros.

Mas voltemos aos 5 mil espermatozoides que fizeram o caminho certo. Uma vez que eles consigam passar pelo canal que liga o ovário ao útero – cerca de mil vão conseguir fazer isso, o restante acaba morrendo grudado ao muco da região – a disputa fica mais acirrada.

Agora nossa corrida maluca chega ao ponto em que apenas mil espermatozoides, de um início de 200 milhões, chegam às tubas uterinas. E então, cerca de 200 células reprodutoras masculinas conseguem, finalmente, chegar ao óvulo enquanto o restante morre ou se perde.

Depois da incansável tentativa de romper o óvulo, apenas um espermatozoide vai conseguir essa façanha fertilizadora. Uma vez fecundado, o óvulo se torna impermeável e mais nenhum espermatozoide vai se dar bem. Os outros 199 lutadores, a essa altura, já terão sido absorvidos pelo sistema imunológico da futura mamãe.

E aí, você já tinha noção de como era essa corrida maluca da reprodução humana? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: