NASA divulga time-lapse de um ano inteiro de atividade solar [vídeo]

17/02/2016 às 06:452 min de leitura

Vira e mexe a NASA nos brinda com vídeos fascinantes sobre o Sol, mostrando explosões imensas e ejeções de plasma simplesmente espetaculares — e um tanto quanto assustadoras também! Pois, recentemente, a agência espacial decidiu divulgar um clipe que traz imagens em time-lapse contendo um ano inteirinho de atividade solar.

De acordo com Anthony Wood, do portal Gizmag, o vídeo foi criado a partir de imagens capturadas pela sonda não tripulada Solar Dynamics Observatory, que foi enviada ao espaço no início de 2010 e tem como principal missão permitir que os astrônomos estudem os complexos processos eletromagnéticos que ocorrem na atmosfera solar. Assista ao vídeo a seguir:

Quente e ativo

Segundo a NASA, as imagens que compõem o time-lapse foram capturadas entre os dias 1º de janeiro de 2015 e 28 de janeiro de 2016, em intervalos de 12 segundos. Além disso, cada quadro do vídeo representa 2 horas de atividade solar, e os registros foram feitos em 10 comprimentos de onda diferentes.

Conforme explicou o pessoal da agência espacial, no caso do clipe, as imagens estão baseadas em um comprimento de onda de 171 angstroms — ou seja, no extremo ultravioleta, um comprimento normalmente invisível aos olhos humanos — e mostram as atividades registradas no Sol que atingem temperaturas de quase 600 mil graus Célsius.

E, se você prestar atenção, ao longo do clipe, a nossa estrela parece aumentar e diminuir de tamanho sutilmente, se deslocar brevemente na tela e até desaparecer em alguns quadros. Isso acontece porque a distância da sonda com relação ao Sol varia ao longo do tempo — mas, considerando que a Terra orbita a estrela a quase 108 mil quilômetros por hora e que a sonda orbita o nosso planeta a mais de 11 mil km/h, as imagens são superestáveis!

Com esse tipo de material, os astrônomos podem compreender melhor o sistema eletromagnético que provoca tanta movimentação no Sol — e entender como essa atividade constante afeta a Terra. Além disso, as imagens também permitem que os cientistas aprendam mais sobre outras estrelas que existem na nossa galáxia.

Você teme que algum dia ocorra uma explosão no Sol que seriamente afete a vida no nosso planeta? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: