Aprenda a combinar looks com os loafers

27/04/2012 às 09:073 min de leitura

Jade Williams, Margherita Missoni e Olivia Palermo. Fonte: Getty Images

Os oxfords, que fizeram sucesso nos pés das mulheres no inverno passado, ganharam um concorrente à altura nesta temporada: os loafers. As semelhanças entre os dois ajudam a explicar por que estão em alta no gosto feminino: ambos são confortáveis, vieram do armário masculino, dão um ar boyish ao look e são uma opção mais estilosa em comparação às sapatilhas.

Segundo a consultora Manita Menezes, professora do curso de Design de Moda do Centro Europeu, eles também são chamados de slippers, sendo uma espécie de encontro da sapatilha com o mocassim. Por isso, o modelo une a delicadeza da primeira com a referência masculina do segundo.

O modelo possui o mesmo bico em formato de U dos mocassins, mas não tem qualquer tipo de salto, cadarço ou costura aparecendo, o que o torna ainda mais prático, assim como as sapatilhas.

Loafers para todos os gostos. Fonte: Reprodução/Alexandra, Chiara e Tricia

Manita explica que essas características devem ser levadas em consideração na hora de escolher a composição do look. “Como o slipper colabora com a tendência da androginia, ele pode ser combinado a looks clássicos que sugam elementos do guarda-roupa masculino, como camisas e blazers. Como também mantém características femininas (ausência de cadarço e bico redondo ou delicado), ele pode ser usado contrastando com peças bem românticas, como vestidos e saias”, ensina ela.

A boa notícia é que há tipos de loafers suficientes para agradar a todas. A consultora cita dos modelos mais básicos (em cores neutras, como o preto e o marrom) aos elaborados, como aqueles com estampas de animal print, tachas, bordados, aplicações de brasões dourados e revestidos de veludo ou glitter.

Alexa Chung, loafer usado por Jessie J. e Kirsten Dunst. Fonte: Getty Images

Além disso, eles podem ser combinados a todos os tipos de ocasiões e estilos. Algumas celebridades, como a fashionista Alexa Chung e Olivia Palermo, aderiram ao estilo inclusive para os red carpets.

Confira as dicas para combinar o sapato às suas produções e entre nessa onda.

Como combinar o loafer

Quem busca um detalhe de estilo para os looks casuais pode recorrer aos loafers. Vale ressaltar, no entanto, que o sapato combina mais com peças ajustadas e ar feminino, que dão equilíbrio à produção.

Assim, você pode combiná-lo com saias, vestidos, leggings, meias-calças e jeans skinny. Manita cita ainda as calças afuniladas, camisas de seda, blazers curtos e ajustados, peças com detalhes de laços, golas diferencias, shapes com ombros destacados e outros tops menos casuais para quem busca por looks mais sofisticados usando os slippers.

Loafers clássicos. Fonte: Reprodução/Chiara, Bebe e Kasia

As mulheres que não gostam de ousar podem comprar as versões lisas e monocromáticas do sapato, que são mais básicas e ficam bem com praticamente todas as composições casuais ou para o trabalho. “Eles são práticos, fáceis de tirar e por e podem ser usados com peças das mais variadas estampas (risca de giz, listras, xadrez)”, explica ela.

Já as meninas que gostam de um estilo moderno podem optar pelos loafers estampados. Entre as opções, a consultora lembra os padrões clássicos, como a espinha de peixe, o pied de pole e o xadrez príncipe de Gales.

Mas há outros mais descolados, como os de animal print. Nesse caso, ela indica inclusive uma sugestão de combinação com mix de estampas. “Um slipper de oncinha pode casar muito bem com um vestido floral e um cardigã liso, por exemplo, tomando o cuidado de harmonizar as cores”, afirma ela.

Outra dica é combinar os loafers de animal print ou glitter com looks neutros e monocromáticos, deixando todo o destaque da produção para os sapatos.

Para as mulheres românticas, Manita indica os modelos com os prints liberty (floral miúdo), poás ou com aplicações de rendas, fitas e sianinhas. Isso porque eles são uma forma de trazer um diferencial ao look básico.

As composições mais femininas usando o loafer no inverno, segundo ela, podem ser formadas por vestidos de manga comprida, saias curtas ou shorts com meia-calça fechada. “As mais jovens podem optar por meio três quartos, criando assim um look preppy, tendência há várias temporadas”, explica.

Olivia Palermo e Pixie Lott. Fonte: Getty Images

Ainda para o inverno, Manita recomenda combinar os slippers com calças ajustadas e mais curtas, inclusive dobradas na barra e sem acompanhar meias. Porém, se a barra estiver no lugar, vale combinar o sapato com meias de tons da mesma família.

Outra dica é mesclá-lo a outras tendências da estação, como o couro. Nesse caso, você pode compor um visual rocker combinando jaquetas ou calças do tecido com loafers de tachinhas e spikes. Para não sair do básico, use o couro com versões normais (ou mesmo coloridas) do sapato.

O que não combina com loafers?

Apesar de os loafers serem bem versáteis, existem algumas peças que devem ser evitadas nos looks para você não errar no uso do sapato.

A consultora explica que, por questão de proporções, os slippers não devem ser usados com saias na altura do joelho, que pedem salto alto, ou com calças mais largas e compridas, como a pantalona. Isso porque os loafers praticamente desaparecem embaixo delas e assim não alongam a aparência feminina.

Com os modelos certos, é só deixar a criatividade fluir e aproveitar todo o conforto da temporada dos loafers.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: