Foi por pouco! Terra poderia ter entrado em colapso em 2012

26/03/2014 às 09:371 min de leitura

Nem impacto de meteoros, nem terremotos ou tsunamis monstros. A causa para um possível colpaso (mas não fim) do mundo em 2012 poderia ter sido uma fortíssima explosão solar, de acordo com o relato de cientistas.

Segundo o jornal Clarín, uma poderosa explosão (ou tormenta) solar poderia ter danificado seriamente os sistemas elétricos e inutilizado totalmente os satélites da Terra em 2012, conforme foi anunciado por pesquisadores norte-americanos na semana passada.

De acordo com as pesquisas realizadas, a explosão solar poderia ter causado estragos no campo magnético da Terra, com efeitos semelhantes a uma que aconteceu em 1859 — conhecida como o Evento de Carrington. Naquela época, o impacto derrubou o sistema de telégrafo de toda a Europa e América do Norte.

Pane geral e prejuízo

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Conforme o que foi dito por Janet Luhmann, física da Universidade de Berkeley, se o evento acontecesse nos dias atuais, os efeitos seriam catastróficos: "Se a explosão tivesse impactado a Terra, provavelmente teria sido como 1859, mas hoje o efeito em toda a nossa tecnologia moderna teria sido desastroso”, disse a cientista em um comunicado.

Um estudo realizado em 2013 estimou que uma tempestade solar como a de 1859 hoje representaria um impacto de 2,6 trilhões de dólares na economia global.

E a tempestade de 2012 em questão aconteceu no dia 23 de julho daquele ano. De acordo com os cálculos de Janet Luhmann e sua equipe de cientistas, se o evento tivesse acontecido nove dias antes, ele teria atingido a Terra em cheio.

Caso tivesse acontecido, as labaredas solares empurrariam os campos magnéticos do nosso planeta, provocando uma mudança nas correntes elétricas e fazendo com que os grandes transformadores elétricos pegassem fogo — gerando uma pane geral nas redes.

A interferência magnética também afetaria os sistemas de posicionamento por satélite, como o GPS. Alguns pesquisadores também consideram até a possibilidade de um grande apagão e detonações atômicas espontâneas. O estudo completo deste evento foi publicado na revista Nature.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: