Mistério: de onde veio a água que existe na Terra?

01/07/2016 às 06:462 min de leitura

Como você já deve saber, cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água. Entretanto, você sabia que até hoje os cientistas não sabem ao certo como essa água toda veio parar por aqui? Afinal, o consenso atual é de que a formação do nosso planeta foi iniciada cerca de 100 milhões de anos após a origem do Sistema Solar e se deu a partir de uma série de colisões de partículas — que foram se agregando pouco a pouco.

Depois, corpos maiores começaram a se chocar contra o nosso mundo em formação, adicionando volume ao planeta. Além disso, nos primórdios de sua existência, a Terra ainda era bombardeada pelo calor escaldante do — então mais jovem e vigoroso — Sol e era então uma enorme esfera de lava.

No mundo já foi um lugar bem pouco acolhedor

No entanto, quando a Terra começou a se resfriar, o magma foi se transformando em rocha, a água passou a se condensar e, por fim, a sua consolidação aconteceu há cerca de 4,5 bilhões de anos. Ao longo desse tempo todo, o planeta foi se transformando nesse lugar habitável e incrível que serve de lar para todos nós. Mas, e a água? De onde ela veio?

Mistério

De acordo com Kristina Grifantini, do portal Live Science, muitos cientistas acreditam que qualquer água que se acumulasse sobre a superfície da Terra durante a sua formação, há 4,5 bilhões de anos, teria evaporado por conta da ação do Sol. Sendo assim, a água não deve ter surgido no nosso planeta enquanto ele estava se formando, mas provavelmente chegou até aqui de carona em corpos celestes que viajaram pelo Sistema Solar e colidiram conosco.

Teria a água pego carona em uma cauda de cometa?

Isso porque nossos vizinhos mais próximos — Mercúrio, Marte e Vênus — também não apresentavam as condições ideais para a formação de água nos primórdios do Sistema Solar, então o líquido deve ter vindo de outro lugar. Uma das ideias é que a água tenha sido trazida por cometas, por exemplo, cujos corpos quase sempre são compostos por rochas e grandes fragmentos de gelo.

Possibilidades

O problema com essa teoria é que, depois de analisar as caudas de alguns dos principais cometas que orbitam ao redor do Sol — como o Halley, o Hale-Boop e o Hyakutake —, os cientistas descobriram que a composição do gelo é diferente da da água que existe no planeta. Assim, outra teoria que ganhou força nos últimos anos é de que a água pode ter vindo do cinturão de asteroides.

Será que essa seria a sua origem?

O cinturão de asteroides é uma região do Sistema Solar que se encontra entre as órbitas de Marte e Júpiter e abriga bilhões de corpos rochosos e metálicos de diferentes tamanhos. Pois, até recentemente, os astrônomos pensavam que essa faixa de fragmentos se encontrava perto demais do Sol para que pudesse existir água por ali.

Planeta — quase todo — azul

No entanto, os cientistas encontraram evidências da presença de gelo em um asteroide chamado 24 Themis, o que sugere que esse material pode ser muito mais abundante no cinturão do que se pensava. Por sorte, a descoberta abriu mais um leque de possibilidades que podem ser exploradas pelos astrônomos e, quem sabe um dia, eles consigam desvendar de vez esse mistério!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: