Confira 5 truques curiosos que você pode fazer com água

11/11/2014 às 12:453 min de leitura

Você já deve ter visto aqui no Mega Curioso várias matérias sobre pegadinhas divertidas que você pode executar para impressionar os seus amigos ou, ainda, para ganhar algumas apostas. Pois hoje reunimos cinco truques curiosos — selecionados a partir de um interessante e informativo artigo de Mark Celestino do site BuzzFeed — que você pode fazer com água, todos acompanhados de uma breve explicação sobre a ciência por trás da “mágica”. Confira:

1 – Bexiga a prova de fogo

Você alguma vez imaginou que fosse possível colocar uma bexiga cheia sobre uma chama sem que ela estoure? Pois, para conseguir isso, basta colocar um pouco de água dentro do balão! Mas, tome cuidado, pois, se você deixar a bexiga em contato com a vela por muito tempo, ela não vai resistir ao calor.

A explicação para esse passe de mágica é simples: a água que se encontra dentro da bexiga absorve o calor proveniente da chama, evitando que a borracha se aqueça e acabe se rompendo.

2 – Troca-troca

O truque que você acabou de ver está baseado nas diferentes densidades que existem entre os líquidos. Assim, para recriá-lo, você vai precisar de dois copinhos — desses de tequila, por exemplo —, um cartão, uma dose de whisky e a mesma quantidade de água.

Primeiro encha um copo com água e o outro com a bebida, e posicione o cartão sobre o que contém água cuidadosamente. Depois, coloque esse copinho sobre o de whisky, deixando uma pequena abertura para que ocorra a troca entre os líquidos. O processo deve demorar cerca de 10 minutos e, segundo Mark, ele ocorre por que p álcool é mais “leve” do que a água.

3 – Dedo repelente

Para recriar o truque acima, basta encher uma vasilha com água e salpicar a superfície com pimenta-do-reino. No entanto, para fazer com que a “mágica” aconteça, você deve molhar a ponta do dedo com um pouco de detergente antes de tocar a água.

Segundo o pessoal do BuzzFeed, a pimenta flutua sobre a água devido a um efeito físico conhecido como tensão superficial. A reação com o detergente acontece por que essa substância interfere com as ligações de hidrogênio existentes entre as moléculas de água, rompendo a tensão.

Assim, como as moléculas de água se atraem fortemente, quando a tensão superficial é rompida, as moléculas que se encontram na borda da vasilha atraem as moléculas do centro, que acabam carregando as partículas de pimenta com elas.

4 – Garrafa antigravidade

Este truque certamente vai impressionar o seu público! Primeiro encha uma garrafa de vidro com água e prenda um pedaço de malha de metal sobre a boca com um elástico. Depois, termine de encher a garrafa completamente, cubra a abertura com uma das mãos e vire o recipiente de cabeça para baixo. Pode ir com fé, pois, segundo o BuzzFeed, o líquido não vai derramar, mesmo que você comece a introduzir palitos pelos buraquinhos da malha.

De acordo com Mark, isso ocorre devido às forças coesivas da água que fazem com que uma espécie de membrana se forme sobre a malha metálica, evitando que o líquido derrame. Além disso, a pressão do ar no exterior é maior do que a pressão das pequenas bolsas de ar do interior, ajudando a manter a água dentro da garrafa. Com respeito aos palitos de dente, eles flutuam por serem menos densos do que o líquido.

5 – Ilusão de óptica

Como você já deve ter imaginado, a ilusão de óptica do GIF acima é resultado da refração da luz, e para fazer o mesmo em casa, você vai precisar de um copo cheio de água e duas flechas impressas — ou desenhadas — em uma folha de papel.

A explicação, segundo o BuzzFeed, é que a luz sofre refração — ou se desvia — quando atravessa de um meio para outro diferente. Além disso, é esse fenômeno também que faz com que o meio funcione como uma lupa, desviando a luz em direção ao centro do copo.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: