Conheça 7 elevadores incríveis pelo mundo

18/05/2018 às 04:034 min de leitura

A maioria de nós está acostumada a pegar elevadores por várias vezes ao dia ou ao menos algumas vezes durante a semana. Seja no prédio onde alguns de nós moramos, no trabalho, no shopping, para ir à casa de alguém ou em algum lugar que temos de resolver algum assunto em edifícios comerciais.

Geralmente, não há nenhuma novidade nos elevadores comuns, não é verdade? Você aperta o número do andar que deseja ir, ele sobe ou desce, e pronto. Porém, existem alguns elevadores do mundo que superam todas as expectativas no quesito emoção, surpresa e fascínio.

São dispositivos totalmente incríveis e muitos parecem até pertencerem a filmes de ficção, pois são verdadeiras obras de arte e tecnologia da engenharia moderna. Confira abaixo 7 dos elevadores mais surpreendentes do mundo, de acordo com um artigo de Ryan Murphy, do Budget Travel:

1 – The Gateway Arch - St. Louis, Missouri (Estados Unidos)

Essa obra incrível em forma de arco, que fica na cidade norte-americana de St. Louis, tem 192 metros de altura, sendo o mais alto monumento no território dos Estados Unidos. O local foi projetado pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen e começou a ser construído em 1963. A conclusão da obra aconteceu em 1965, tendo sido inaugurada apenas em 1968.

Além do visual incrível que se tem do lado de fora, a subida para o topo do arco é algo que atrai milhares de visitantes. Existe um tipo de elevador/bondinho em cada “perna” do arco, sendo que ele é formado por “cápsulas” que tem um formato oval futurista com janelas nas laterais que revelam a complexidade mecânica da estrutura interior.

Esses compartimentos em conjunto têm capacidade para 40 passageiros e há dois elevadores que saem a cada 10 minutos, então 80 passageiros podem ser transportados de uma vez. A viagem para o topo demora quatro minutos e a descida leva três minutos.

2 – Elevador Bailong – Hunan (China)

Uma vista espetacular a 330 metros de altura é o que você pode ter ao ser transportado no Elevador Bailong, também conhecido como Elevador dos Cem Dragões, que fica no Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie, na província de Hunan, na China.

O Elevador Bailong transporta turistas por uma imensa coluna de arenito maciço em uma cordilheira. Ele é envidraçado para os visitantes curtirem a vista vertiginosa da faixa de montanha rochosa e lagos da área. A obra começou em 1999 e terminou em 2002.

3 – A roda de Falkirk – Falkirk (Escócia)

Você já deve ter visto elevadores de carros em alguns estacionamentos. Agora, imagine embarcar em um elevador de barcos? Pois, isso existe, fica na Escócia e atende pelo nome de Roda de Falkirk. Esse elevador especial para embarcações foi inaugurado em 2002, se tornando a melhor forma de ligar dois canais cuja conexão havia sido cortada cerca de 70 anos antes.

Como não poderia deixar de ser, o elevador se tornou uma atração muito popular entre os turistas que fazem os passeios nos barcos de 50 minutos que atravessam ambos os canais, incluindo subida e descida neste elevador surpreendente.

4 – AquaDom – Berlim (Alemanha)

O saguão do Radisson Blu Hotel, de Berlim, tem algo inacreditável que nenhum outro hotel no mundo possui: o AquaDom. Lá existe um elevador que passa pelo centro oco de aquário cilíndrico de 25 metros de altura e que transporta os visitantes através de um panorama cheio de vida marinha tropical.

Peixes de cores vibrantes passeiam tranquilamente, sendo observados pelos seus admiradores humanos, assim como mergulhadores também ficam ali por algumas vezes ao dia para a manutenção técnica, limpeza, alimentação dos peixes e até para a distração dos visitantes.

São cerca de cinquenta diferentes espécies em mais de um milhão de litros de água no maior aquário tanque cilíndrico do mundo. O passeio no elevador é bem calmo e vagaroso para que os turistas possam contemplar a vista e apreciar os peixes.

5 – Elevador Hammetschwand - Lago Lucerna (Suíça)

Este que parece que um foguete pronto para decolar é o Elevador Hammetschwand, que fica no Lago Lucerna, na Suíça. Ele foi inaugurado em 1905 como um complemento para o Bürgenstock Resort, sendo que seus pontos de vista panorâmica dos Alpes e das águas azuis de Lucerna foram encantando os visitantes desde então.

Ele leva os passageiros por 153 metros até o cume de Hammetschwand em menos de um minuto. O elevador ainda detém a primeira posição como o maior elevador ao ar livre da Europa. Apesar de a estrutura parecer frágil, ela tem resistido ao teste do tempo e algumas reformas já foram feitas para garantir segurança total. Afinal, estamos na Suíça.

O elevador fica desativado durante os meses de inverno do Hemisfério Norte, sendo a melhor época de visita entre meados de maio e meados de outubro. O legal é que ele fica aberto até tarde nos sábados no verão, tornando-o o local perfeito para desfrutar de um pôr do sol maravilhoso.

6 – SkyView – Estocolmo (Suécia)

SkyView é uma atração incrível que leva os visitantes até o topo do maior edifício esférico do mundo, o Ericsson Globe, um marco de Estocolmo.

A altura que o elevador percorre é de 130 metros, em que os turistas têm uma vista espetacular da cidade sueca. Os dois elevadores esféricos de vidro fazem as viagens de subida e descida pelo grande globo por 20 minutos.

7 – Edifício Lloyd – Londres (Inglaterra)

O edifício do Lloyd foi projetado pelo arquiteto Richard Rogers e construído entre 1978 e 1986. Tal como o Centro Pompidou, em Paris (projetado por Renzo Piano e Rogers), o edifício foi inovador em seus serviços, como escadas, elevadores, condutas de energia elétrica e tubulações todas do lado de fora, deixando um espaço organizado e amplo na parte de dentro.

Os 12 elevadores de vidro foram os primeiros de tipo no Reino Unido. Os primeiros quatro andares estão ligados por meio de escadas rolantes através da estrutura. Mas, os andares mais altos são envidraçados e só pode ser alcançado através dos exuberantes elevadores exteriores, que fornecem uma vista incrível da cidade.  

*Publicado em 1º/12/2014

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: