Homem que viajou para todos os países do mundo ensina você a fazer o mesmo

07/01/2018 às 04:013 min de leitura

Você é do tipo que adora viajar e, se pudesse, passaria a vida pulando de um avião para outro até dar a volta ao mundo? Então você precisa conhecer a história de Gunnar Garfors, um norueguês que já visitou todos os países que existem no planeta. Sim, caro leitor, ele foi para todos eles, somando um total de 198 nações!

De acordo com Becky Pumberton, do Daily Mail, Garfors riscou todos os países do mundo de sua lista de “Lugares para Visitar” em 2013, aos 37 anos. Segundo disse, o norueguês pegou o gostinho por conhecer lugares novos ainda adolescente, quando fez inúmeras viagens com sua família pela Europa.

Garfors no Butão

Em 2008, Garfors já havia visitado um total de 85 países diferentes, e foi então que ele decidiu que queria conhecer todos os demais. O mais incrível é que o norueguês não só conseguiu fazer isso em apenas cinco anos, como manteve seu emprego e continuou trabalhando enquanto viajava de um canto a outro do planeta. E se você está se perguntando se o emprego dele está relacionado com os passeios, a resposta é não!

É possível

Segundo o próprio Garfors, ele é prova viva de que não é preciso abandonar o emprego para ver o mundo. Conforme explicou, basta se organizar com cuidado e ter coragem para dar o primeiro passo e começar a aventura. E se você não dispõe de rios de dinheiro, Garfors diz que é possível planejar as viagens com antecedência e procurar as melhores ofertas com companhias aéreas de baixo custo.

Em Machu Picchu

O norueguês também sugere o uso de trens e ônibus para vencer as distâncias, assim como compartilhar carros alugados e não ter medo de lançar mão da boa e velha carona. Outra opção interessante para baratear a viagem é procurar acomodação em sites como CouchSurfing e Hospitality Club — em vez de reservar quartos em hotéis.

Essas ferramentas ajudam você a encontrar lugares para ficar em casas de pessoas locais por valores muito mais baixos — e frequentemente sem qualquer custo. E vale lembrar que, além de barato, esses sistemas de hospedagem permitem que você também tenha acesso a um guia turístico gratuito e inclusive faça novos amigos.

Mais dicas

Garfors reforça que você não deve deixar de tirar proveito das milhas colecionadas durante as suas aventuras — através da compra de passagens de avião com cartões de crédito, aluguel de carros e até da hospedagem em hotéis convencionais mesmo —, pois elas podem se transformar em novas viagens depois.

Opa, camelo! Garfors no Uzbequistão

Entretanto, independente de como você vai realizar a viagem, o norueguês disse que o mais importante de tudo é sorrir sempre e abordar as pessoas amigavelmente.  Além de serem atitudes que a maioria aprecia, esses gestos muitas vezes acabam rendendo convites para passeios, festas e jantares. Outro conselho importante: tente viajar com pouca bagagem sempre que possível.

Aventureiro recordista

De acordo com Becky, Garfors admitiu que também enfrentou situações complicadas durante suas aventuras, como a vez que quase se meteu em uma briga na Somália com um cara armado com um facão ou, ainda, quando foi deportado pela polícia nigeriana, sofreu de intoxicação alimentar na Índia e teve que usar todas as armas de persuasão conhecidas para convencer pessoas a deixá-lo entrar ou sair de determinadas regiões.

Em Cabo Verde

No fim, Garfors perdeu a conta de quantos voos ele pegou para visitar todos os países do mundo, mas o norueguês calcula que foram entre 3 e 4 mil! E como se fosse pouco ter viajado a 198 nações, Garfors ainda bateu um recorde em 2014, quando conseguiu a proeza de passar por nada menos do que 19 países europeus em apenas um dia.

Na companhia de dois amigos, o norueguês passou pela Bulgária, Grécia, Macedônia, Kosovo, Sérvia, Croácia, Bósnia, Eslovênia, Áustria, Hungria, Eslováquia, República Tcheca, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça e Liechtenstein, completando o trajeto com 20 minutos de sobra. E antes dessa viagem relâmpago, Garfors já havia conseguido passar ela Ásia, África, Europa, América do Norte e América do Sul em um único dia. Veja algumas fotos dele:

Galeria 1

Isso é que é gostar de viajar!

*Publicado em 28/8/2015

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: